ALUNO DO CRISTO, AMANTE DA VIDA, AMIGO DO HUMANO, ADMIRADOR DA CRIAÇÃO, AUXILIAR DA SOCIDADE.
Sete
Cartas Para Sete Igrejas
De acordo com Apocalipse 1.1, o livro
foi escrito para sete congregações na Ásia, atual Turquia. Por
2.000 anos os estudiosos têm imaginado porque uma mensagem tão
importante seria enviada a essas sete igrejas, já que elas não eram
as mais importantes nem mesmo em seus dias, quanto mais agora. É
verdade, Éfeso era uma cidade líder de seu tempo, mas a igreja de
lá era pequena e assim eram as outras. Por que o livro não foi
escrito para a Igreja de Roma, por exemplo? Certamente o Senhor sabia
que Roma seria a capital do Cristianismo por uma grande parte da
história da igreja, o endereço perfeito para uma mensagem
atemporal. Ou que tal Jerusalém, onde a Igreja nasceu.
A
resposta está na descoberta de que as cartas dos capítulos 2 e 3
têm um propósito representativo, bem como específico. Elas podem
na verdade ser lidas com quatro níveis de aplicação.
Quatro
Níveis de Aplicação
O
primeiro nível é histórico. As sete igrejas realmente existiram e
cada uma tinha experiência com o problema em particular a que o
Senhor quando ditou as cartas a João. Segundo, já que todas as
igrejas deveriam ler todas as cartas, elas eram também admoestações
para todas elas. Terceiro, como tanto o desafio quanto a promessa com
que cada carta termina são pessoais e não corporativos, as cartas
eram para indivíduos assim como para congregações. E quarto, lidas
na ordem em que aparecem elas delineiam a história da igreja, então
são proféticas. Elas cronicam o espaço entre a 69ª e a 70ª
semana de profecia das 70 semanas de Daniel (Daniel
9.24-27).
O
Senhor começa cada carta com um dos 24 títulos diferentes que são
usados para descrevê-Lo no livro, e o título que Ele escolhe dá
uma pista para o tema da carta. O nome de cada Igreja também contém
uma pista. Cada carta pode ser dividida em sete partes, o título do
Senhor sendo a primeira. Então vem uma menção honrosa, uma
crítica, uma admoestação, um chamado, um desafio e uma promessa.
Duas das sete cartas, Sardes e Laodicéia, não contêm menção
honrosa, e em duas outras, Esmirna e Filadélfia, nenhuma crítica é
feita. Pérgamo não recebe admoestação, mas tem duas críticas.
Nas últimas quatro cartas o desafio e a promessa estão invertidos.
Eu
dissecarei cada carta em suas partes componentes enquanto seguimos. E
como eu já visitei os locais de cada uma das sete igrejas alguns
anos atrás, incluirei uma nota pessoal ou duas também. A propósito,
cada carta também carrega uma interessante semelhança com uma das
sete Parábolas do Reino de Mateus 13, e com uma das 7 cartas que
Paulo escreveu para igrejas. (Paulo, na verdade, escreveu 13 cartas,
não incluindo Hebreus, mas quatro eram para indivíduos e duas eram
segundas cartas para igrejas para as quais ele escrevera
anteriormente). Com isso, vamos começar.
Para
a Igreja de Éfeso (Apo 2.1-7)
“ESCREVE
ao anjo da igreja que está em Éfeso:” Éfeso significa
querida, ou amada, companheira escolhida. Éfeso representa a igreja
do 1º século.
(Título)
“Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que
anda no meio dos sete castiçais de ouro:” Usando este
título o Senhor Se identifica como Aquele que veio visitar João,
Aquele com autoridade sobre a Igreja, e Aquele a quem a Igreja deve
afeição bem como lealdade.
(Menção
honrosa) “Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a
tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova
os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste
mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu
nome, e não te cansaste.” A igreja em Éfeso trabalhou
incansavelmente para permanecer verdadeira em relação ao Seu
Evangelho.
(Crítica) “Tenho,
porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.” A
igreja já se tornara tão ocupada em seu serviço ao Rei que
esqueceu do próprio Rei! A relação que Ele buscava estava se
transformando em outra religião.
(Admoestação) “Lembra-te,
pois, de onde caíste!” Quantas vezes ouvimos amigos
comentarem sobre os “bons velhos tempos” quando eram recém
convertidos?
(Chamado) “Arrepende-te,
e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e
tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Tens,
porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também
odeio.” Aqui está o remédio. Volte a fazer o que fazia
antes. Lembre-se de quando não conseguia se fartar da Bíblia?
Quando aparecia na igreja meia hora antes, só porque amava estar lá,
e não queria sair quando o serviço terminava? Como mantinha uma
conversa com o Senhor que começava quando você acordou de manhã e
não terminava até que adormecesse à noite?
Os
Nicolaítas eram uma seita herege que advogava uma mistura de
costumes pagãos, como comer alimento sacrificado a ídolos e
imoralidade sexual, com a adoração cristã. Há somente Um digno de
receber adoração, e adorá-lo é o propósito principal da Igreja.
O
castiçal é identificado em Apo 1.20 como
a igreja, então, removê-lo significa remover a igreja de Éfeso.
Apesar de as ruínas de Éfeso serem extensas e impressionantes,
necessitando a maior parte do dia para serem vistas, quando estivemos
lá há alguns anos atrás, encontramos somente escassos traços da
igreja de Éfeso do 1º século.
(Desafio) “Quem
tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas:” Procure
nos dois lados da sua cabeça. Você tem orelhas aí? Então esta
carta foi escrita para você. Apesar de a carta a Éfeso descrever a
era apostólica, a igreja luta com os mesmos problemas hoje. A igreja
como um todo está muito distraída com programas e planos, sua
congregação está muito ocupada implementando-os, e você está
muito ocupado ajudando. Somos seres humanos, não feitos humanos, e
uma vez salvos, estar com o Senhor em companheirismo é o propósito
de nossa vida.
(Promessa) “Ao
que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio
do paraíso de Deus.” Por causa da ênfase nas boas obras
e programas na igreja hoje, muitos que se chamam cristãos, e
corretamente se consideram membros ativos de suas congregações,
nunca encontraram tempo para ter um encontro com o Rei que eles
alegam servir e receber o perdão que Ele comprou para eles com Sua
vida. Quão chocados eles ficarão ao ouvi-Lo dizer: “Nunca
vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a
iniqüidade” (Mat 7.23)
A
primeira das Parábolas do Reino, o Semeador, se aplica aqui. Ela
ensina que enquanto a semente foi plantada em todo o mundo, ela
somente encontrou solo fértil em uma pequena parte. E é claro que a
carta de Paulo aos Efésios é a mais clara descrição de como nós
somos imediatamente recebidos por Deus, tendo sido salvos pela graça,
não pelas obras para que ninguém se gabe.
Para
a Igreja de Esmirna (Apo 2.8-11)
“E
ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve:” Esmirna
significa esmagada. Vem da mesma raiz que mirra, uma erva balsâmica
que libera seu aroma ao ser esmagada. Esmirna representa a igreja do
2º e 3º séculos que sofreu intensa perseguição.
(Título) “Isto
diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:” A
ênfase no título é óbvia, superar a morte.
(Menção
honrosa) “Conheço as tuas obras, e tribulação, e
pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e
não o são, mas são a sinagoga de Satanás.” Os
primeiros a perseguir a igreja foram os judeus. Policarpo, o mais
famoso dos primeiros mártires, era o bispo de Esmirna e lá ele foi
queimado na estaca com a idade de 86 anos.
(Admoestação) “Nada
temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará
alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma
tribulação de dez dias.” Os dez dias referem-se aos
reinos de 10 Césares Romanos, cobrindo um período de 250 anos.
(Chamado) “Sê
fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” Não há
promessa de livramento, somente de recompensa no céu. As estórias
de da graça dos crentes em face da morte enquanto métodos
engenhosos e diabólicos eram empregados para exterminá-los como uma
forma de entretenimento público alcançaram status lendário.
(Desafio) “Quem
tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas:” Muitos
de nós no Ocidente nunca enfrentamos sérias ameaças por causa de
nossa fé, mas em todo o mundo o número de mártires cristãos tem
chegado à média de 1 milhão por ano pelos últimos 10 anos. Seu
número somente crescerá à medida que o Fim se aproxima.
(Promessa) “O
que vencer não receberá o dano da segunda morte.” Um
antigo adágio diz: Nasça uma vez e morra duas. Nasça duas vezes e
morra uma. É a segunda morte que você deve evitar. Ela é
permanente.
Hoje
uma próspera cidade chamada Izmir, a terceira maior da Turquia, está
onde a antiga Esmirna uma vez esteve. Um incidente que claramente
mostrou o senso de humor do Senhor conquanto enfatizasse o ponto de
vista da carta, aconteceu enquanto dirigíamos através da cidade.
Vimos sinais destacados em uma saída da estrada perto de Izmir
apontando para Esmirna e, pensando que havíamos encontrado a antiga
cidade, saímos rapidamente. Mas no final da pequena rampa de saída
havia uma interseção sem qualquer indicação de que direção nós
deveríamos tomar. E não havia mais sinais indicando o caminho para
Esmirna. Após uma hora dirigindo para trás e para diante procurando
em ambas as direções, eu desisti e segui em frente. Eu não entendi
até mais tarde após descrever o evento ao nosso agente de viagens
turco. Ele me disse que os sinais apontam para onde Esmirna estava.
Não há mais nenhum traço de Esmirna hoje. A igreja de Esmirna está
no céu.
A
parábola do Joio e do Trigo traz idéias semelhantes sobre esta
carta, assim como a carta de Paulo aos Filipenses, cujo tema é
alegria no sofrimento.
Para
a Igreja de Pérgamo (Apo 2.12-17)
“E
ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve:” Pérgamo
significa casamento com mistura e representa a mistura de práticas
pagãs e cristãs no 4° século, quando o Cristianismo se tornou a
religião oficial do Império Romano.
(Título) “Isto
diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:” Em Hebreus
4.12 a espada de dois gumes é usada para descrever
a Palavra de Deus, a fonte da Verdade.
(Menção
Honrosa) “Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é
onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste
a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual
foi morto entre vós, onde Satanás habita.” Com o
estabelecimento de Bagdá como o principal centro de distribuição
entre o Golfo Pérsico e o Mar Mediterrâneo, em seguida à morte de
Alexandre, Babilônia entrou em declínio e a religião do culto da
mãe/filho mudou seu quartel general para Pérgamo. (Ela
eventualmente se estabeleceu em Roma). A referência à habitação
de Satanás mostra a verdadeira fonte dessa falsa religião.
(Crítica
1) “Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens
lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a
lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos
sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem.” (Crítica
2) “Assim tens também os que seguem a doutrina dos
nicolaítas, o que eu odeio.” Essas práticas pagãs
rastejou para dentro da igreja em Pérgamo, exatamente como em Éfeso.
(Chamado) “Arrepende-te,
pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a
espada da minha boca.” A verdade do Evangelho sempre foi
a melhor defesa contra os cultos.
(Desafio) “Quem
tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas:” Ainda
há muita idolatria na igreja. Talvez você tenha estacionado a sua
no estacionamento, ou tenha barbeado sua face esta manhã, ou a
mantenha em um banco no centro.
(Promessa) “Ao
que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma
pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém
conhece senão aquele que o recebe.” Assim como a bola
preta era um voto contra alguém, uma pedra branca era sinal de
confiança. Quando um importante homem de negócios tinha que
terminar uma transação em uma cidade distante, ele não viajava
para lá. Era perigoso demais. Invés disso, ele enviava um servo de
confiança, capacitado a agir em seu favor. O servo carregava uma
forma de identificação parecida como uma moeda feita de argila
branca cozida. O selo do homem de negócios sendo representada ira
impresso na argila, assim como um nome secreto, conhecido somente
pela outra parte da transação. Com a apresentação da pedra
branca, o servo se autenticava como merecedor de todos os direitos e
privilégios de seu mestre. À Sua maneira, nosso Senhor Jesus nos
identificará como merecedores dos direitos e privilégios devidos a
Ele, quando entrarmos na Presença do nosso Pai do Céu.
Nosso
Senhor instruiu os discípulos a irem por todo o mundo (Mat
18.19-20), mas em Pérgamo o mundo veio para a igreja.
No 4° século o Edito de Milão tornou o cristianismo legal e
finalmente a religião oficial do Império. Quando isso aconteceu, os
festivais pagãos se tornaram feriados cristãos. As festas de
Saturnalia e Ishtar se tornaram o Natal e a Páscoa. Isso explica o
porquê de símbolos pagãos como a acha de Yule (um pedaço de lenha
tradicionalmente queimado no natal em países europeus e na América
do Norte) e a árvore sempre verde, que simbolizam o sol morrendo e
nascendo novamente no solstício de inverno, serem associados com o
Natal, enquanto símbolos da fertilidade como o coelho e os ovos
estão conectados com a Páscoa. Ishtar era a deusa babilônica da
fertilidade.
As
impressionantes ruínas sobre um monte 300 metros acima dos vales
perto da moderna Bergama são marcadamente pagãs, com os restos de
grandes templos aos deuses e imperadores romanos, mas somente
pequenos traços da igreja que existia lá.
A
parábola da Semente de Mostarda nos fala de uma pequena semente que
cresce como algo que ela jamais deveria ser e é uma profecia do que
pode acontecer quando o mundo e a igreja são misturados. E a carta
de Paulo aos Coríntios, a igreja mundana, é um paralelo óbvio.
Filhos
de Um Casamento Misturado
É
minha crença que as igrejas em Éfeso, Esmirna e Pérgamo todas
desapareceram, simbolicamente e na realidade. Mas o casamento entre
as crenças pagãs e a cristã em Pérgamo produziu 4 frutos que
sobrevivem até os dias de hoje e são representados pelas quatro
cartas restantes. Nós veremos isso na próxima vez.
Enquanto
o Império Romano crescia em proeminência, Roma logo se transformou
no centro do mundo para as práticas e tradições da religião pagã
Babilônica. Pérgamo desapareceu lentamente de cena, mas o casamento
misturado do Cristianismo e do Paganismo que começou lá produziu
quatro filhas: os Católicos Romanos (Tiatira), os Protestantes da
linha tradicional (Sardes), os Evangélicos incluindo os Pentecostais
e Carismáticos (Filadélfia) e a Igreja Apóstata (Laodiceia).
Todos estão vivos na terra hoje.
Para
a Igreja de Tiatira
“E
ao anjo da igreja de Tiatira escreve:” Tiatira significa
sacrifício contínuo. (Na Igreja Católica, o Senhor ainda está na
cruz, e eles acreditam que a hóstia da comunhão se transforma em
Seu corpo e sangue reais quando tomada.) É a primeira carta com um
futuro em vista, o que me levou à conclusão que as três igrejas
anteriores se foram. É também a primeira cujos membros são
divididos em duas categorias, os salvos e os não salvos.
(Título) “Isto
diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés
semelhantes ao latão reluzente:” Não poderia estar mais
claro. Uma vez nascido da Virgem, Aquele que fala a eles com fogo em
Seus olhos deve ser tratado como o Filho de Deus, não de Maria.
(Menção
Honrosa) “Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu
serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas
obras são mais do que as primeiras.” A Igreja Católica
é conhecida por seus esforços em trazer misericórdia e compaixão,
assim como o Evangelho, às crianças de Deus.
(Crítica) “Mas
tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa,
ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos
sacrifícios da idolatria. E dei-lhe tempo para que se arrependesse
da sua prostituição; e não se arrependeu.” O título
de “Rainha do Céu” pelo qual muitos Católicos se referem a
Maria, foi usado primeiramente para Semíramis, a esposa de Nimrode o
fundador de Babilônia, e mãe de Tammuz. Semíramis declarou-se uma
deusa, alegou que Tammuz nascera de uma concepção sobrenatural
envolvendo o deus Sol, e começou a primeira religião falsa, um
culto da mãe-filho.
De
acordo com a lenda, um dia, enquanto caçava, Tammuz foi morto por um
animal selvagem. Semíramis lamentou por 40 dias, no final dos quais
Tammuz foi levantado dos mortos. Um sacerdócio celibatário foi
formado e o sacerdote principal foi declarado infalível. O lamento
de 40 dias (agora chamado ladainha), a acha de Yule, a árvore sempre
verde, o visco e os paezinhos quentes com cruz eram usados nos
rituais que comemoravam o evento, e o culto da mãe-filho começava.
Mais
tarde os Romanos adaptaram essas coisas à morte e ao renascimento do
sol no solstício de inverno, mas no 4° século as tradições que
cercam Semíramis e Tammuz foram atribuídas a Maria e a Jesus e
vieram quase inalteradas para o Catolicismo, onde permanecem até
hoje.
Semíramis
é chamada simbolicamente de Jezabel na carta, levando as pessoas
para longe da verdade e para a idolatria. Mas a Jezabel real também
está em vista aqui. Ela era filha do rei da Fenícia, uma princesa
pagã melhor conhecida por seu conselho ao seu esposo israelita, Rei
Acabe, de como obter uma vinha que ele desejava. Ela impôs encargos
fraudulentos sobre o proprietário da vinha, contratou testemunhas
para dar falso testemunho, e conseguiu sua condenação e execução.
Então ela confiscou a vinha em nome do Rei. Séculos mais tarde a
Igreja Católica obteria muitas de suas riquezas da mesma maneira.
Fortunas além da conta foram conseguidas durante estas inquisições.
Jezabel
era também a patronesse dos 400 sacerdotes de Baal que Elias matou
no Monte Carmelo. O Senhor vê a idolatria como infidelidade e
Jezabel havia incentivado a adoração de Baal, conduzindo as pessoas
ao adultério espiritual. Muitos santos, a quem alguns Católicos
rezam, e os trabalhos sacramentais que devem executar para alcançar
e manter sua salvação não são escriturais e negam a suficiência
da cruz. Por estas razões a Igreja Católica é frequentemente
chamada de a “religião mais”. Jesus mais Maria. Graça mais
obras. Escrituras mais tradição. Dar a glória pelas obras de Deus
a qualquer outro é adultério espiritual, e está sujeito a punição
severa.
(Admoestação) “Eis
que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande
tribulação, se não se arrependerem das suas obras. E ferirei de
morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele
que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo
as vossas obras.” Aqueles que insistem em ser julgados
por suas obras terão seu desejo atendido. Infelizmente a ênfase
nessas obras religiosas turvou a verdadeira mensagem do evangelho até
ao ponto em que alguns Católicos pela vida toda nunca vieram a
conhecer o Senhor em uma base pessoal. O Senhor os julgará de acordo
com os motivos de seus corações. Suas boas obras são feitas pela
gratidão pelo dom gratuito da salvação que Ele oferece, ou são
feitas em um esforço fútil de ganhá-la por si mesmos?
(Chamado) “Mas
eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos
quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as
profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. Mas o que
tendes, retende-o até que eu venha.” Outros terão visto
através das camadas de tradições e trabalhos e santos e rituais e
terão encontrado a face do Senhor olhando de volta para elas.
Aqueles que o fizerem e se agarrarem tenazmente a Ele terão sua
recompensa.
(Promessa) “E
ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei
poder sobre as nações, E com vara de ferro as regerá; e serão
quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. E
dar-lhe-ei a estrela da manhã.” Eles se juntarão a Ele
em seu trono como co-regentes do Universo, a Noiva de Cristo, Sua
amada igreja.
Nós
não estamos na igreja por causa do banco que ocupamos, ou do nome
sobre a porta, ou das boas obras que praticamos. Estamos na igreja
porque cremos pela fé que Cristo morreu por nossos pecados,
segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao
terceiro dia, segundo as Escrituras. (1 Cor
15.3-4).
(Desafio) “Quem
tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Mesmo
depois de sermos salvos pela Graça, todos nós temos nossas listas
de fazer e não fazer. Nós derivamos nossa auto-imagem como crentes
de nossa lealdade a essa lista, julgando os outros por quão bem eles
mantêm nossos mandamentos. Quando falhamos, nos voltamos para a
graça de Deus, mas não nos sentimos realmente bem a nosso respeito
até que obedeçamos à nossa lista outra vez e sempre insistirmos
sobre justiça para todos os que falham. Esquecemos-nos de que a
graça mais as obras é igual a obras. Os dois são como o óleo e
água, não se misturam. Mas, àquele que não pratica, mas
crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como
justiça (Rom 4.5).
A
única experiência negativa que tivemos em toda a nossa visita aos
locais das sete igrejas na Turquia ocorreu em Tiatira, chamada
Akhisar hoje. Depois que um guarda amigável e útil abriu o local
onde a igreja esteve um dia para nós e nos deu o material que
explicava o que estávamos olhando, nós saímos para encontrar algo
para comer pensando em quão agradável havia sido nosso tempo lá.
Rua abaixo, nós avistamos uma loja ao ar livre onde um vendedor
vendia sanduíches de galinha assada tão populares na Turquia, e que
também havíamos vindo apreciar.
Esperando
nossos sanduíches, fomos aproximados por um homem que parecia ter
alguma posição da autoridade. Sua maneira era a mais hostil, e suas
perguntas aparentavam um ar da suspeita. Nós saímos de lá
rapidamente querendo saber se ele era um policial, um agente do
governo, ou um oficial de uma religião hostil aos cristãos.
Dirigindo para longe, descobrimos também que nosso alimento não era
comestível. A galinha era ruim, como se as entranhas não tivessem
sido removidas antes de cozinhar. Relendo a carta a Tiatira fomos
atingidos pelos contrastes entre bom e mal, na carta e em nossa
visita.
O
Parábola do Reino que se assemelha à carta a Tiatira é o Parábola
do Fermento, onde uma mulher misturou por engano o fermento em três
medidas de trigo. O fermento, simboliza sempre o pecado e
tradicionalmente três medidas de trigo são a oferta de amizade.
(Pecado na amizade. Entende?) A carta de Paulo aos Gálatas se
encaixa também e pode ser resumida nos primeiros três versos do
capítulo 3: “Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou
para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem
Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? Só quisera
saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela
pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado
pelo Espírito, acabeis agora pela carne?”
Para
a Igreja de Sardes
“E
AO anjo da igreja que está em Sardes escreve:” Sardes
significa o remanescente. Como fez na carta a Tiatira, o Senhor
distingue entre os perdidos e os salvos (o remanescente) em Sardes. A
igreja em Sardes representa a Reforma Protestante. Quando Lutero e
outros guiaram no caminho para fora do Catolicismo, foi em busca da
verdade. Os Católicos tinham distorcido a palavra de Deus em algo
que ela nunca pretendeu ser, adicionando às Escrituras e impondo
pesadas cargas espirituais sobre seus seguidores.
O
lema da Reforma era “Sola fides (somente pela fé), sola gratia
(somente pela graça) solus Christus (somente com Cristo) et Sola
Scriptura (somente Sua Palavra)”.
(Título) “Isto
diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas:” O
Senhor relembra à Igreja em Sardes exatamente quem está escrevendo
para eles. Ele é o Doador do Espírito Santo, e o Guardião do anjo
que os pastoreia.
(Crítica) “Conheço
as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.” Jesus
disse à mulher no poço: “Deus é Espírito, e importa
que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (João
4.24). Em sua busca pela verdade, os Protestantes
negligenciaram as coisas do Espírito e por várias centenas de anos
quase nunca ouviram os sussurros de Ruach Elohim (Espírito de Deus)
em seu meio. Quando o Grande Despertamento do final do século 19 e
início do século 20 trouxe os Dons do Espírito à luz novamente,
eles rejeitaram a idéia, dando origem primeiramente ao movimento
Pentecostal e depois ao movimento Carismático.
(Admoestação) “Sê
vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque
não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.”Quando a
Escola Alemã da Mais Alta Crítica invadiu seus seminários com suas
teorias sobre a “verdadeira” autoria da Bíblia e o Racionalismo
Moderno que eles propunham explicou seus milagres, não havia
discernimento espiritual para resistir-lhes. E assim, tendo antes
rejeitado o Espírito, eles perderam a Verdade também.
(Chamado) “Lembra-te,
pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E,
se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a
que hora sobre ti virei. Mas também tens em Sardes algumas pessoas
que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco;
porquanto são dignas disso.” Como no caso de Tiatira,
permanece somente um remanescente que é salvo. O restante, tendo
trabalhado tão duro para fazer Deus pequeno o bastante para caber em
suas mentes, agora O descobre pequeno demais para saciar suas
necessidades. Eles estarão entre os mais surpreendidos em serem
deixados para trás quando os eventos do Tempo do Fim se
desenrolarem. (Note, o Senhor não promete vir por eles, mas para
eles.)
(Promessa) “O
que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma
riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante
de meu Pai e diante dos seus anjos.” Mas para o
remanescente crente Ele trará as vestes brancas da justiça que vem
pela fé, e terá prazer em apresentá-los a Seu Pai como membros da
Eterna Família de Deus.
(Desafio) “Quem
tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Há
dois extremos no cristianismo. A ortodoxia morta do Protestantismo
tradicional e o “zelo sem entendimento” do Carismatismo. Um foco
grande demais em qualquer dos dois causará a perda tanto do espírito
quanto da verdade.
O
local o mais significativo em Sardes hoje é a grande sinagoga
abandonada e o ginásio (escola). Quando estive lá me lembrei como
as igrejas protestantes abandonaram suas raízes judaicas e ignoraram
o Antigo Testamento, até mesmo duvidando de sua veracidade. Tendo
aprendido o que o Senhor fez através de Seu Novo Testamento mas não
compreendendo porque Ele o fez, porque nunca leram o Antigo, perderam
o último significado que uma vez validou sua teologia. Tornaram-se
forma sem substância.
A
Parábola do Tesouro no Campo descreve a igreja de Sardes. Ao
descobrir tesouro enterrado em um campo vazio, o Senhor comprou o
campo inteiro apenas para conseguir o tesouro. Porque Deus amou tanto
o mundo (inteiro) que deu Seu único filho, para que todo aquele que
nEle crer... O perdão comprado com Seu sangue está disponível a
todos em Sardes, mas somente um remanescente o aceitará. A carta de
Paulo aos Romanos, o “Evangelho segundo Paulo”, é sua
contribuição ao nosso entendimento.
Essas
duas filhas definiram o cristianismo até o século 19, quando o
Senhor novamente fez uma coisa notável e a Igreja nasceu de novo na
terceira filha de Pérgamo. Mais na próxima vez.
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