IGREJA E DENOMINAÇÃO PORQUE TANTA DIFERENÇA

quinta-feira, 17 de março de 2011

Dízimo e Oferta - Lei x Graça

Dízimo e Oferta - Lei x Graça

Algumas pessoas dizem:

"Esta coisa de dízimo vem da lei, e como estou livre da lei não preciso dar."

Este é um grande engano, pois a lei estabelece o dízimo e o coloca como uma ordenança ( embora ninguém deva dar o dízimo por obrigação) , mas o dízimo existe muito antes da lei.

O conceito de dízimo não vem da lei.

* Vimos que o princípio do dízimo já estava no Éden (fidelidade)
* Vemos também que 700 anos antes da lei, Abraão deu o dízimo de todos os seus bens a Melquizedeque, sacerdote do Deus Altíssimo. (figura de Jesus)
* Melquizedeque era rei, não precisava ser sustentado por Abraão - Gn 14:18-20
* Abraão deu o dízimo num sinal de reconhecimento da soberania e autoridade de Melquizedeque. (reverência)
* Nem era uma exigência de Deus. Ele deu espontaneamente.
* Mais tarde seu neto Jacó seguiu seu exemplo e deu o dízimo quando teve a revelação da casa de Deus. Gn 28:22

A lei regulamenta o dízimo, mas o princípio do dízimo é muito mais profundo, e não depende da lei.

A graça sempre excede a lei, vai além. A velha aliança era baseada na lei de Moisés, mas a nova aliança é baseada na graça.

* Deus precisou fazer uma marca na carne para mostrar a aliança ( circuncisão ) - Gn17:10-11
* Deus faz uma marca no coração, no nosso espírito - Fp 3:3 Ef 2:11-15
* Deus deu a lei escrita em tábuas de pedra - Ex 31:18
* Deus Grava sua lei em nossos corações - Hb 10:16
* Deus estabelece um percentual da renda de todo homem para lhe ser devolvido, a fim de lembrar-lhe que tudo o que possui provém do Senhor. Gn 28:22 Dt 14:23
* Deus não estabelece um percentual, mas nos deixa livres para dar tudo. Uma vez que renunciamos a tudo por Jesus, nada mais é nosso , é tudo dele. Lc 14:33

Fala de uma nação terrena ( Israel ) com promessas terrenas e esperanças terrenas. At 1:6

Fala de uma nação espiritual ( Igreja ), celestial, com promessas e esperanças eternas. Fp 3:20-21 I Jo 3:1-2

A Nova Aliança é muito superior a Velha, ela vai sempre além.

No sermão do monte cristo faz uma comparação entre os mandamentos de Moisés (lei) e os seus mandamentos (graça).

* Proibia-se o homicídio
* Proíbe-se até a ira. - Mt 5:21-23
* Proibia-se o adultério
* Proíbe-se ate o olhar impuro - Mt 5:27-28
* Exigia-se o amor ao próximo, mas permitia o ódio ao inimigo.
* Exige-se o amor ao próximo, aos irmãos, aos inimigos e também orar pelos que vos perseguem. - Mt 5:43-44
* Exigia-se o dízimo
* Exige-se a vida e tudo quanto possui. - Mt 3:8 Lc 14:25-33

Deste modo vemos que pela graça Deus não exige 10%. Ele exige tudo.

* O mínimo que podemos dar é o dízimo, conforme diz a lei (e estaremos seguindo a lei). Mas pela graça estamos livres para dar mais.

"Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus." - Mt 5:20

O significado mais profundo do dízimo é :

à "Deus não é Senhor apenas de 10% de minhas finanças, Ele é Senhor de tudo (100%)."

As bênçãos que seguem o dízimo

O que queremos mostrar aqui não é que se você der o dízimo deus vai enriquecê-lo, ou que todos os seus problemas financeiros serão solucionados. Não é com esse objetivo que devemos dar o dízimo.

O que queremos mostrar é que este é um princípio de Deus e pelo fato de obedecermos a um princípio de Deus somos abençoados.

"Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda." - Pv 3:9

"Se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são." - Rm 11:16

Devolvendo o dízimo estamos honrando a Deus e em conseqüência disto santificando toda a nossa renda.

* Damos uma parte a Deus e Ele faz prosperar o restante.

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos." - Ml 3:10-11

Diz que devemos provar (experimentar) o Senhor. Ele abrirá as janelas do céu e derramará as bênçãos sem medidas

* O contribuinte fiel não passa necessidades.
* Deus faz o seu pouco prosperar e ser suficiente.

2 comentários:

  1. se damos o dizimo no tempo da lei faz-se cumprir a promessa de Malaquias 3:10.Mas já que a velha lei foi estinta pela nova, o dizimo e a oferta são atitudes tomadas de forma espontanea.Talves ( ou muita certeza! ) quando abrão dizimou ao sacerdote Melquezedeque, não esperava nem uma forma de "retribuição" pelo seu ato de justiça, caracterizando uma barganha com Deus, como muitos irmãos pregam por ai, dizendo claramente que Deus vai te abençoar se voce dizimar e oferta de quantia "X".Creio eu que o dizimo como ordenança anterior a propria lei continua mas de uma forma mais pura e simples de "porcentagem muito superior" da antiga, como de fato é a graça que cristo nos consede pelo seu sacrificio.concordo e muito neste ponto com o irmão que postou. Acredito que a GRAÇA DE DEUS, ATRAVES DE CRISTO JESUS por nós escede toda benção possivel que poderiamos ter.

    ResponderExcluir
  2. falta de conhecimento biblico eh um problema serio ¬¬......mtos lideres falam de dizimo mas nem sabem qual era sua verdadeira finalidade que era para sustentar 3 classes de pessoas....levitas(pq eles nao tinham herança na terra) viuvas e orfaos...ou seja a forma como o dizimo era dado e como era empregado eh totalmente desvirtuado nos dias atuais.

    ResponderExcluir