IGREJA E DENOMINAÇÃO PORQUE TANTA DIFERENÇA

sexta-feira, 1 de julho de 2011

IGREJAS SE TORNARAM SUPERMERCADOS

IGREJAS SE TORNARAM SUPERMERCADOS
Hernandes D. Lopes durante Congresso critica seminários e teologia
Por: Celso de Carvalho - Redação Creio
“Há diferença em pregar a palavra e sobre a palavra. O pregador não tem autoridade para criar a palavra. Ela é mensagem de Deus. Precisamos de uma nova reforma, voltar às escrituras.” Estas foram às primeiras palavras do reverendo Hernandes Dias Lopes durante sua palestra sobre Pregação Expositiva no 38º Congresso da Sepal, em Águas de Lindóia (SP).
Em uma platéia formada por pastores e líderes de todas as regiões do Brasil, o pastor presbiteriano citou que a Pregação Expositiva é a melhor forma para uma Igreja em crise. Segundo este modelo evita dois extremos: Corrige a Numerolatria e Numerofobia. “O pastor pragmático não pergunte se é certo. Ele pergunta se dá certo. Muda-se a verdade em busca de resultados.”
Para ele a Igreja está se transformando em um supermercado. ”Os bancos determinam o que o púlpito vai pregar. O evangelho não é um produto de marketing. Deus não quer fã, quer discípulos. O papel do pregador não é agradar o auditório. A verdade nem sempre é popular.”
Ele enumerou ainda as vantagens da Pregação Expositiva. “Ela evita quatro perigos: Liberalismo Teológico, Sincretismo Religioso, Ortodoxia morta, Superfialidade“ A maioria dos seminários estão recheados de professores com liberalismo teológico. “As igrejas históricas se casaram com liberalismo teológico.” Ele encerrou com uma orientação: O sermão precisa criar uma ponte entre Deus e o Povo. Se quiser alimentar sua igreja estude.

Extraído do site Creio
Edivaldo Pereira

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