IGREJA E DENOMINAÇÃO PORQUE TANTA DIFERENÇA

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ALUNO DO CRISTO, AMANTE DA VIDA, AMIGO DO HUMANO, ADMIRADOR DA CRIAÇÃO, AUXILIAR DA SOCIDADE.

O Espírito Santo
- Charles Hodge



Os dois pontos a serem considerados em referência a este assunto, são, primeiro a natureza, e segundo o escritório ou obra do Espírito Santo. No que diz respeito à sua natureza, é Ele uma pessoa ou um mero poder? e se uma pessoa, é Ele criou ou divina, finito ou infinito? A personalidade do Espírito foi a fé da Igreja desde o início. Ele tinha alguns adversários, mesmo no período caótico da teologia, e nos tempos modernos tem sido negado por ninguém, mas Socinians, arianos, e Sabellians. Antes de considerar a prova direta da doutrina da Igreja que o Espírito Santo é uma pessoa, pode ser bem a observação, que os termos "The Spirit", "O Espírito de Deus", "O Espírito Santo", e quando Deus fala, "Meu Espírito", ou, quando Deus fala-se de "Seu Espírito," ocorrem em todas as partes da Bíblia do Gênesis ao Apocalipse; termos e equivalente Estes são, evidentemente, deve ser entendido no mesmo sentido em todas as Escrituras.

Se o Espírito de Deus que se movia sobre a face das águas, que se esforçou com os antediluvianos, que veio sobre Moisés, que deu a habilidade de artesãos, e que inspirou os profetas, é o poder de Deus, então o Espírito que veio sobre a Apóstolos, que Cristo prometeu enviar como um consolador e advogado, e ao qual a instrução, santificação e orientação do povo de Deus é referido, também deve ser o poder de Deus. Mas se o Espírito é claramente revelado ser uma pessoa na parte posterior da Escritura, é evidente que as porções anterior deve ser entendido da mesma forma. Uma parte da Bíblia, e muito menos uma ou algumas passagens não deve ser tomada por si só, e receber qualquer interpretação que as palavras isoladas podem ostentar, mas as Escrituras devem interpretar as Escrituras. Outra observação óbvia sobre este assunto é que o Espírito de Deus é igualmente importante em todas as partes da palavra de Deus. Sua intervenção não ocorre em raras ocasiões, como o aparecimento de anjos, ou as teofanias, dos quais se faz menção aqui e ali no livro sagrado, mas Ele é representado como presente em toda parte e em toda parte operacional. Podemos também greve a partir da Bíblia o nome ea doutrina de Deus, como o nome e escritório do Espírito.

No Novo Testamento, só Ele é mencionado não muito longe de 300 vezes. Não é só, no entanto, apenas a freqüência com que o Espírito é mencionado, eo destaque dado à sua pessoa e obra, mas as relações se multiplicaram e interessante no qual Ele é representado como permanente para o povo de Deus, a importância e número de dos seus dons, ea dependência absoluta do crente e da Igreja sobre Ele para a vida espiritual e eterna, que tornam a doutrina do Espírito Santo absolutamente fundamental para o evangelho. A obra do Espírito na aplicação da redenção de Cristo é representada a ser tão essencial quanto que a redenção em si. Portanto, é indispensável que devemos saber o que a Bíblia ensina a respeito do Espírito Santo, tanto quanto à sua natureza e escritório.




I. Prova de sua personalidade.


As Escrituras ensinam claramente que Ele é uma pessoa. Personalidade inclui inteligência, vontade, de subsistência e individual. Se, portanto, pode ser provado que todas estas são atribuídas ao Espírito, é, assim, provou que Ele é uma pessoa. Não será necessário ou conveniente para separar as provas destes vários pontos, e citam passagens que atribuem a ele a inteligência, e, em seguida, outros, que atribuem a ele vai, e outros ainda para provar sua subsistência individual, porque todas estas são frequentemente incluídos em uma e mesma passagem, e argumentos que provam a um, em muitos casos, provar também os outros.

O primeiro argumento para a personalidade do Espírito Santo é derivado do uso dos pronomes pessoais em relação a ele. Uma pessoa é aquela que, ao falar, diz que, quando abordados, é chamado de tu, e quando se fala, ele é chamado, ou ele. Na verdade, é admitir que há uma figura retórica como a personificação; que os seres inanimados ou irracionais, ou sentimentos, ou atributos, podem ser introduzidos como falar, ou tratados como pessoas. Mas isso não cria nenhuma dificuldade. Os casos de personificação são, como não, exceto em casos raros, suscita nenhuma dúvida. O fato de que os homens às vezes interpelar os céus, ou os elementos, não dá pretexto para explicar como a personificação de todas as passagens em que Deus ou Cristo é apresentado como uma pessoa. Assim também em relação ao Espírito Santo. Ele é apresentado como uma pessoa com tanta freqüência, não apenas no discurso poético ou animado, mas na narrativa simples, e nas instruções didáticas, e sua personalidade é sustentada por provas garantia tantas, que, para explicar o uso dos pronomes pessoais em relação ao ele sobre o princípio da personificação, é fazer violência a todas as regras de interpretação. Assim, em Atos 13:2: "O Espírito Santo disse: Separai-me Barnabé e Saulo para a obra onde-vos que os tenho chamado." Nosso Senhor diz (João 15:26), "Quando vier o Consolador que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade que procede do Pai, Ele dará testemunho de mim". O uso do pronome masculino H em vez disso, mostra que o Espírito é uma pessoa. No capítulo seguinte (João 16:13, 14) É lá disse: "Quando Ele, o Espírito da verdade, é chegado, Ele vos guiará a toda a verdade, porque Ele não falará por si mesmo, mas que ele deve ouvir, Ele que deve falar, e Ele lhe mostrará coisas que virão. Seja me glorificará porque ele deve receber da mina, e deverá mostrá-lo a vós. " Aqui não há possibilidade de contabilizar o uso do pronome pessoal ele em qualquer outro motivo que a personalidade do Espírito.

Nós estamos nas relações com o Espírito Santo que podemos sustentar apenas a uma pessoa. Ele é o objeto de nossa fé. Acreditamos no Espírito Santo. Esta fé que professamos no batismo. Somos batizados não somente em nome do Pai e do Filho, mas também do Espírito Santo. A associação muito do Espírito de tal conexão, com o Pai e do Filho, como eles são admitidos a ser pessoas distintas, prova que o Espírito também é uma pessoa. Além do uso de palavras para o eis onoma, até o nome, não admite outra explicação. Pelo batismo nós professamos a reconhecer o Espírito, como nós reconhecemos o Pai e do Filho, e nós nos conectamos a uma, bem como para os outros. Se quando o apóstolo diz aos coríntios que eles não foram batizados "em nome de Paulo", e quando ele diz que os hebreus foram batizados em Moisés, ele quer dizer que o Corinthians não foram, e que os hebreus foram feitos os discípulos, o um de Paulo e os outros de Moisés, então, quando somos batizados ao nome do Espírito, o significado é que no batismo nós professamos a ser seus discípulos; ligamos-nos para receber suas instruções, e submeter-se a seu controle. Nós estamos na mesma relação com Ele como ao Pai e ao Filho; reconhecemos que Ele é uma pessoa tão claramente como nós reconhecemos a personalidade do Filho, ou do Pai. Os cristãos não só professam crer no Espírito Santo, mas eles também são os destinatários dos seus dons. Ele é para eles um objeto de oração. Na bênção apostólica, a graça de Cristo, o amor do Pai ea comunhão do Espírito Santo, são solenemente invocado. Nós oramos ao Espírito para a comunicação de Si mesmo para nós, que Ele pode, de acordo com a promessa de nosso Senhor, habitar em nós, quando oramos a Cristo para que possamos ser os objetos de seu amor imerecido. Assim não estamos exortou "a pecar contra", "não resistir", não "para lamentar" o Espírito Santo. Ele é representado, portanto, como uma pessoa que pode ser objeto de nossos atos; quem podemos agradar ou ofender, com o qual podemos ter comunhão, I. e., relações pessoais, que podem amar e ser amado, quem pode dizer "tu" para nós, e quem podemos invocar em todos os tempos da "necessidade.

O Espírito também sustenta as relações para nós, e realiza escritórios que ninguém, mas uma pessoa pode manter ou executar. Ele é o nosso mestre, santificador, consolador e guia. Ele governa cada crente que é conduzido pelo Espírito, e toda a Igreja. Ele chama, como chamou Barnabé e Saulo para a obra do ministério, ou para algum campo especial de trabalho. Pastores ou bispos são feitas por inspetores do Espírito Santo.

No exercício das funções destes e de outros, atos pessoais estão constantemente atribuída ao Espírito na Bíblia, isto é, atos como implicam inteligência, vontade, atividade e ou poder. O Espírito pesquisas, seleciona, revela, e reprova. Muitas vezes lemos que "O Espírito disse." (Atos 13:2; 21:11;. 1 Tm 4:1, etc, etc) Isto é tão constantemente feito, que o Espírito aparece como um agente pessoal de uma extremidade das Escrituras para o outro, de modo que sua personalidade é indiscutível. A única pergunta possível é se Ele é uma pessoa distinta do Pai. Mas desta não pode haver qualquer dúvida razoável, como ele é dito ser o Espírito de Deus e do Espírito que provém de Deus, como Ele é distinto do Pai nas formas de batismo e bênção, como Ele procede do Pai; e como Ele é prometido, enviado e entregue pelo Pai. De modo que para confundir o Espírito Santo com Deus seria para tornar o ininteligível Escrituras.

Todos os elementos da personalidade, ou seja, a inteligência, subsistência, e individuais, não estão apenas envolvidos em tudo o que é, portanto, revelado sobre a relação na qual o Espírito fica para nós e que nós apoiamos a Ele, mas todos eles são distintamente atribuídas Dele. O Espírito é dito que sei, a vontade, e agir. Ele procura, ou conhece todas as coisas, mesmo as profundezas de Deus. Ninguém sabe as coisas de Deus, mas o Espírito de Deus. (1 Coríntios. 02:10, 12). Ele distribui "a cada um como ele." (1 Coríntios. 12:11.) Sua subsistência indivíduo está envolvido em seu ser um agente, e em seu ser o objeto no qual a atividade dos outros termina. Se Ele pode ser amado, reverenciado e obedecido, ou ofendido e pecou contra, Ele deve ser uma pessoa.

As manifestações pessoais do Espírito, quando Ele desceu sobre Cristo após seu batismo, e sobre os Apóstolos no dia de Pentecostes, necessariamente envolver sua subsistência pessoal. Não era qualquer atributo de Deus, nem a sua mera eficiência, mas o próprio Deus, que se manifestou na sarça ardente, no fogo e nuvens no monte Sinai, no pilar que guiou os israelitas através do deserto, e na glória que habitou no Tabernáculo e no Templo.

O povo de Deus sempre consideraram o Espírito Santo como uma pessoa. Eles olharam para Ele para a instrução, a santificação, direção e conforto. Isso faz parte de sua religião. Cristianismo (subjetivamente considerada) não seria o que é sem esse sentimento de dependência do Espírito, e este amor e reverência para com sua pessoa. Todas as liturgias, orações e louvores da Igreja, estão cheios de recursos e endereços para o Espírito Santo. Este é um fato que não admite solução racional se as Escrituras não ensinam realmente que o Espírito é uma pessoa distinta. A regra: Quod semper, quod ubique, quod ab omnibus, é realizada pelos protestantes, bem como por romanistas. Não é à autoridade do consenso geral como prova da verdade, esse objeto protestantes, mas para as aplicações que lhes foi dada pela Igreja Papal, e ao princípio em que a autoridade é feita para descansar. Todos os protestantes admitem que os verdadeiros crentes em todas as épocas e países têm uma só fé, assim como um só Deus e um só Senhor.





Divindade do Espírito Santo.


Sobre este assunto houve pequena disputa na Igreja. O Espírito é tão proeminentemente apresentado na Bíblia como possuindo atributos divinos e exercendo prerrogativas divinas, que desde o século IV a sua verdadeira divindade nunca foi negado por aqueles que admitem sua personalidade.

No Antigo Testamento, tudo o que é dito do Senhor é dito sobre o Espírito do Senhor e, portanto, se esta não é uma mera perífrase para o primeiro, ele tem necessidade de ser divino. As expressões, Jeová disse, e, o Espírito disse, são constantemente trocados, e os atos do Espírito seriam atos de Deus.

No Novo Testamento, a língua de Jeová é citado como a linguagem do Espírito. Em Is. 6:9, está escrito, Jeová disse: "Vai e dize a este povo", etc Esta passagem é, portanto, citado por Paulo, Atos 28:25, "Bem falou o Espírito Santo pelo profeta Isaías", etc Em Jeremias 31:31, 33, 34, é dito: "Eis que vêm dias, diz o Senhor, que farei uma nova aliança com a casa de Israel;", que é citado pelo Apóstolo em Hebreus. 10:15, dizendo: "Do qual o Espírito Santo também é um testemunho para nós: para depois que Ele havia dito antes, esta é a aliança que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seus corações ", etc Assim, constantemente a linguagem de Deus é citado como a linguagem do Espírito Santo. Os profetas foram os mensageiros de Deus, que expressou suas palavras, entregue aos seus mandamentos, pronunciou suas ameaças, e anunciou suas promessas, porque eles falaram movidos pelo Espírito Santo. Eles foram os órgãos de Deus, porque eles eram os órgãos do Espírito. O Espírito, portanto, deve ser Deus.

No Novo Testamento o mesmo modo de representação é continuado. Os crentes são o templo de Deus, porque o Espírito habita neles. Ef. 2:22: Vós sois "morada de Deus através do Espírito." 1 Coríntios. 6:19: "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo que habita em vós, que tendes da parte de Deus?" Em Rom. 08:09, 10, a habitação de Cristo é dito ser a habitação do Espírito de Cristo, e que se diz ser a habitação do Espírito de Deus. Em Atos 5:1 - 4, Ananias disse ter mentido a Deus porque ele mentiu contra o Espírito Santo.

Nosso Senhor e seus Apóstolos constantemente falam do Espírito Santo como possuindo todas as perfeições divinas. Cristo diz: "Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens:. Mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada aos homens" (Mateus 12:31). O pecado imperdoável é, então, falar contra o Espírito Santo. Isso não poderia ser menos que o Espírito Santo fosse Deus. O apóstolo, em 1 Coríntios. 2:10, 11, diz que o Espírito sabe todas as coisas, mesmo as coisas profundas (os fins mais secretos) de Deus. Seu conhecimento é compatível com o conhecimento de Deus. Ele sabe das coisas de Deus como o espírito de um homem conhece as coisas de um homem. A consciência de Deus é a consciência do 'Espírito. O Salmista nos ensina que o Espírito é onipresente em toda parte e eficiente. "Para onde", pergunta ele, "me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?" (Sl 139:7). A presença do Espírito é a presença de Deus. A mesma ideia é expressa pelo profeta quando diz: "Pode alguém se esconder em locais secretos que eu não o veja? Diz o Senhor. Não encho eu os céus ea terra? Diz o Senhor." (Jeremias 23:24).

As obras do Espírito são as obras de Deus. Ele moldou o mundo. (. Gen. 1:2) Ele regenera a alma: ser nascido do Espírito é ser nascido de Deus. Ele é a fonte de toda a ciência, o doador de inspiração, o professor, o guia, o santificador, eo edredom da Igreja em todas as idades. Ele modas nossos corpos; Ele formou o corpo de Cristo, como uma habitação própria para a plenitude da Divindade, e Ele é vivificar nossos corpos mortais. (Rm 8:11).

Ele é, portanto, apresentado nas Escrituras como o próprio objeto de culto, não só na fórmula do batismo e da bênção apostólica, que trazem a doutrina da Trindade em constante lembrança como a verdade fundamental de nossa religião, mas também - em a exigência constante que temos de olhar para Ele e dependem dele para todos os bens espirituais, e reverência e obedecê-lo como nosso mestre divino e santificador.


Relação do Espírito ao Pai e ao Filho.


A relação do Espírito para as outras pessoas da Trindade tem sido mencionado anteriormente.

Ele é da mesma substância e iguais em poder e glória.
Ele é subordinado ao Pai e Filho, quanto ao seu modo de operação de subsistência e, como Ele se diz ser do Pai e do Filho, Ele é enviado por eles, e eles operam por meio dele.
Ele tem a mesma relação com o Pai como ao Filho, como ele é dito ser um dos, bem como do outro, e Ele é dado pelo Filho, assim como pelo Pai.
Sua relação eterna com as outras pessoas da Trindade é indicada pela palavra Espírito, e por ser dito que ele está fora de Deus, I. e., Deus é a fonte de onde o Espírito é dito para prosseguir.





II. O Escritório do Espírito Santo.


Na Natureza.


A doutrina geral das Escrituras sobre este assunto é que o Espírito é o executivo da Divindade. Tudo quanto Deus faz, Ele o faz pelo Espírito. Ele é a fonte imediata de toda a vida. Mesmo no mundo externo o Espírito está presente em toda parte e em toda parte ativa. A matéria não é inteligente. Ele tem suas propriedades peculiares, que agem cegamente de acordo com leis estabelecidas. A inteligência, portanto, que se manifesta nas estruturas vegetais e animais, não é para ser em relação à matéria, mas o Espírito de Deus onipresente. Foi Ele que pairava sobre as águas e caos reduzida em ordem. Foi Ele quem garnished os céus. Ele é o que faz com que a grama crescer. O salmista diz a respeito de todas as criaturas vivas: "Tu escondes o teu rosto, e ficam perturbados:. Tiras tu tiras a respiração, morrem, e voltam ao seu pó Envias o teu Espírito, eles são criados, e assim renovas a face da terra. " (Sl 104:29, 30). Compare É. 32:14, 15. Trabalho, falando de seu quadro corporal, diz: "O Espírito de Deus me fez." (Jó 33:4). E o salmista, depois de descrever a onipresença do Espírito, refere-se à sua agência o mecanismo maravilhoso do corpo humano. . "Eu sou terrível e maravilhoso .... minha substância não estava escondido de ti, quando eu era feito, em segredo, e esmeradamente tecido nas mais humildes partes da terra Os teus olhos viram a minha substância ainda estar Imperfeito, e em teu livro todos os meus membros foram escritos, que em continuação foram formadas, quando ainda não havia nenhum deles. " (Salmo 139:14-16).

O Espírito Fonte de toda a vida intelectual.


O Espírito é também representado como a fonte de toda a vida intelectual. Quando o homem foi criado diz-se Deus "soprou em suas narinas o fôlego da vida;. Eo homem foi feito alma vivente" (Gn 2:07). 32:8 Jó, diz, a inspiração do Todo-Poderoso dá a entender os homens, i. e., uma natureza racional, pois é explicada dizendo, Ele "nos ensina mais do que os animais da terra, e nos faz mais sábios do que as aves do céu". (Jó 35:11). As Escrituras atribuem de modo semelhante a Ele todos os dons especiais ou extraordinários. Assim, é dito de Bezaleel, "eu chamei de" ele ", e eu enchi do Espírito de Deus, na sabedoria, na compreensão e no conhecimento, e em todo o lavor, para inventar obras artísticas, para trabalhar em ouro e em prata e em bronze. " (Ex. 31:2, 3, 4.) Por seu Espírito Deus deu a Moisés a sabedoria necessária para os seus deveres de alta, e quando ele foi ordenado a devolver parte do seu fardo sobre os setenta anciãos, foi dito: "Eu vou tomar do Espírito que está sobre ti, eo porei sobre eles. " (Num. 11: 17.) Josué foi nomeado para suceder Moisés, porque nele estava o Espírito. (Nm 27:18). Da mesma forma os juízes, que de tempos em tempos foram levantados, como exigiu de emergência, foram qualificados pelo Espírito para o seu trabalho peculiar, seja como governantes ou como guerreiros. De Otniel é dito: "O Espírito do Senhor veio sobre ele, e ele julgou Israel e saiu para a guerra." (Juízes 3: 10.) Assim, o Espírito do Senhor é dito ter vindo sobre Gideão e Jefté e em Samson. Quando Saul ofendido a Deus, o Espírito do Senhor é dito ter retirado dele. (1 Sam 16:.. 14) Quando Samuel ungiu a Davi: "O Espírito do Senhor veio sobre" ele "daquele dia em diante" (1 Sam 16:13..).

Da mesma maneira sob a nova dispensação do Espírito é representado não apenas como o autor de dons miraculosos, mas também como o doador das qualificações para ensinar e governar na Igreja. Todas essas operações são independentes das influências santificadora do Espírito. Quando o. Espírito veio sobre Sansão ou sobre Saul, que era para não torná-los santos, mas para revestir-los com o poder físico e intelectual extraordinária, e quando Ele disse ter se afastou deles, isso significa que os dons extraordinários foram retirados.


Escritório do Espírito Santo na Obra da Redenção.


Com relação ao escritório do Espírito na obra da redenção, as Escrituras ensinam,

Que Ele formou o corpo, e dotado da alma humana de Cristo com toda a qualificação para o trabalho. À Virgem Maria que foi dito: "O Espírito Santo virá sobre ti eo poder do Altíssimo deve ofuscar ti. Portanto, também o ente santo que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus" (Lucas 1:35). O profeta Isaías previu que o Messias deveria ser reabastecido com todos os dons espirituais. "Eis o meu servo a quem sustenho; meus eleitos em quem a minha alma se deleita; pus meu espírito sobre ele: ele trará justiça aos gentios." (. Is. 42:1) "Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e um renovo brotará das suas raízes e que o Espírito do Senhor repousará sobre ele, o espírito de sabedoria e entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. " (Is. 11:1, 2.) Quando o Senhor apareceu na terra, é dito que o Espírito sem medida foi-lhe dada. (João 3:34.) "E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba e repousar sobre ele." (João 1:32.) Ele era, portanto, que dizem ter sido cheio do Espírito Santo.

Que o Espírito é o revelador de toda a verdade divina. As doutrinas da Bíblia são chamados as coisas do Espírito. Com relação aos escritores do Antigo Testamento, é dito que eles falaram movidos pelo Espírito Santo. A linguagem de Miquéias é aplicável a todos os profetas: "Em verdade eu estou cheio do poder pelo Espírito do Senhor, e de juízo e de força, para declarar a Jacó a sua transgressão ea Israel o seu pecado." (Miquéias 3:8.) O que disse Davi, o Espírito Santo é declarado ter dito. Os escritores do Novo Testamento foram de igual modo os órgãos do Espírito. As doutrinas que Paulo pregou ele não recebeu da parte dos homens, "mas Deus", diz ele, "tem-las revelou pelo seu Espírito." (.. Cor 1 2:10) O Espírito também orientou a expressão dessas verdades, pois ele acrescenta: "As quais também falamos, não nas palavras que ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito Santo, comunicando as coisas de o Espírito, nas palavras do Espírito ", A Bíblia inteira, portanto, deve ser referido o Espírito como seu autor.

O Espírito não só revela, assim, a verdade divina, tendo guiado infalivelmente os homens santos do passado na gravação, mas em todos os lugares Ele atende-lo pelo seu poder. Toda a verdade é aplicada sobre o coração e consciência com o poder mais ou menos pelo Espírito Santo, onde quer que a verdade seja conhecida. A essa influência que permeia tudo somos devedores de tudo o que há de moralidade e ordem no mundo. Mas além dessa influência geral, que é normalmente chamado de graça comum, especialmente o Espírito ilumina as mentes dos filhos de Deus, para que possam conhecer as coisas dadas gratuitamente (ou revelado a eles) por Deus. O homem natural não recebe-los, e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Todos os crentes são chamados, portanto, espiritual, porque, assim, iluminada e guiada pelo Espírito.

É o escritório especial do Espírito para convencer o mundo do pecado, para revelar Cristo, para regenerar a alma, para levar os homens para o exercício da fé e arrependimento; habitar em todos aqueles que Ele renova assim, como princípio de uma nova e da vida divina. Por essa habitação do Espírito, os crentes são unidos a Cristo, e uns aos outros, de modo que eles formam um só corpo. Este é o fundamento da comunhão dos santos, tornando-as uma na fé, um só no amor, um em sua vida interior, e um em suas esperanças e destino final.

O Espírito também chama os homens ao escritório na Igreja, e dota-los com as qualificações necessárias para o desempenho bem sucedido de suas funções. O escritório da Igreja, nesta matéria, é simplesmente para verificar e autenticar a ligação do Espírito. Assim, o Espírito Santo é o autor imediato de toda a verdade, de toda a santidade, de toda a consolação, de toda autoridade, e de toda a eficiência nos filhos de Deus individualmente, e na Igreja coletivamente.

Traduzido do Ingles

Nenhum comentário:

Postar um comentário