IGREJA E DENOMINAÇÃO PORQUE TANTA DIFERENÇA

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SERMÃO

Estudo Bíblico Combatendo o Bom Combate

1ª CARTA A TIMÓTEO – 1º Estudo
Série – Combater o Bom Combate
Vamos iniciar o estudo desta semana falando a respeito de 02 (duas) Cartas do Apóstolo Paulo a Timóteo, essas Cartas, assim como a Carta a Tito são muito conhecidas como “Epístolas Pastorais”, isso porque contém princípios para o cuidado pastoral das igrejas e para as qualificações dos ministros.
As cartas 'pastorais' são interessantes porque apresentam um estágio posterior à fundação e organização iniciais das comunidades.
CONTEXTO HISTÓRICO:
A 1ª Carta a Timóteo, data de 63 DC.
Timóteo era filho de pai grego e de uma piedosa mãe judia, chamada Eunice, Timóteo esteve intimamente associado a Paulo a partir da 2ª viagem missionária (2 Tm 1:5, At 16:1-3)
Quando Paulo escreve a 1ª Carta a Timóteo, provavelmente da Macedônia (1Tm1:3), Timóteo estava a caminho da cidade de Nicópolis, mas fora deixado em Éfeso , encarregado da responsabilidade dos trabalhos pastorais na província da Ásia.
Tema Central: Combater o Bom Combate
A 1ª Carta a Timóteo esta dividida em 06 (seis) Capítulos e seu tema central é “Combater o Bom Combate”.
Mas vamos sintetizar os tópicos do estudo nesse programa, a 1ª Carta a Timóteo:
v No Capítulo 01 – Paulo faz Advertência contra as Falsas Doutrinas;
v No Capítulo 02 – Paulo traz instruções referentes aos Cultos;
v No Capítulo 03 – Paulo traz instruções referentes aos Líderes;
v No Capítulo 04 – Paulo fala a respeito dos perigos contra a igreja;
v No Capítulo 05 e 06 – Paulo traz instruções sobre vários deveres, entre esses: (p/ Com mais moços e mais velhos; com as viúvas; com os Presbíteros; Dinheiro e Piedade e com a Responsabilidade Pessoal).
Nesta carta, Timóteo aparece como liderança cristã que tem de organizar a pastoral em meio aos conflitos.Talvez a característica mais bonita da primeira carta a Timóteo seja sua preocupação com a terceira idade, isto é, as viúvas. Desde seus primeiros passos, as comunidades cristãs tiveram carinho especial para com elas. As comunidades se tornaram um lar para quem não tem casa, concretizando o carinho que Javé tem para com os desprotegidos".
Mas hoje vamos analisar especialmente o capítulo 02, o que fala a respeito das instruções referentes ao culto, mais especificamente sobre Oração no culto e as Mulheres na Igreja. Vamos dar um subtítulo a esse capítulo, vamos usar o texto base de 1Tm2:9
Vamos procurar entender esse ensinamento, e tenhamos a fé e o amor suficiente para aceitar o que ele diz, mesmo se não o compreendemos (Isaías 55:6-9).

A VESTIMENTA QUE AGRADA A DEUS
A vestimenta mais importante do discípulo verdadeiro de Jesus é interna e espiritual. Ele já tem removido os panos sujos de pecado e maus pensamentos, e tem os substituído por novas roupas de santidade e entendimento da vontade de Deus. Ele procura cada dia ser mais parecido com seu Senhor, e se esforça para desenvolver as atitudes piedosas que Jesus ensinou e demonstrou. Essas transformações internas vão modificar seu comportamento externo, é claro. Ele não vai mentir ou furtar como pessoas mundanas. Todos os aspectos da vida dele são colocados sob controle do Deus Santo a quem ele serve.
Através da História, homens e mulheres têm lutado com a questão de como essa transformação interna deve ser refletida exteriormente. Deve o servo de Deus se vestir de um modo diferente do que as pessoas do mundo? Respostas a essa pergunta são quase tão diversas como as modas numa loja de roupas. Algumas pessoas argumentam que as vestimentas dos servidores de Deus devem ser completamente diferentes do que as das pessoas do mundo.
Resultados de tais pensamentos, incluem as trajes tradicionais de ordens religiosas especiais e outras roupas peculiares, como as adotadas pelo povo Amish. Outras pessoas vão ao extremo oposto, dizendo que os cristãos devem ser iguais ao mundo e que podem seguir toda e qualquer moda do mundo.
DEUS ENSINA SEU POVO A SE VESTIR
Quando Deus fala sobre algum assunto em todas as épocas da história bíblica, devemos reconhecer que é importante. Por exemplo, ele ensina sobre a permanência de casamento no período dos patriarcas, na dispensação da lei de Moisés, e no Novo Testamento. Enquanto não adotamos do Antigo Testamento leis específicas sobre o casamento, nós entendemos os princípios do Novo Testamento com a ajuda do Antigo Testamento. Percebemos que são diversos os assuntos que são incluídos em todas as épocas de revelação divina: adultério, idolatria, a importância de sacrifícios apropriados, comer sangue, matar, etc. Desde o jardim de Éden, Deus tem orientado seu povo sobre roupas modestas.
Adão e Eva. "Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam" (Gênesis 2:25). Na sua inocência, antes de cometer o primeiro pecado, era normal para Adão e Eva estarem nus, mesmo andando no jardim na presença de Deus. A mesma inocência é vista em criancinhas ainda não corruptas pelo pecado, mas, quando Adão e Eva conheceram a diferença entre o bem e o mal, ficaram envergonhados e imediatamente fizeram algum tipo de roupa mínima (Gênesis 3:7).
A palavra usada aqui sugere que fizeram alguma coisa que foi embrulhada no corpo, evidentemente escondendo as partes mais íntimas do corpo. Mas Deus não aprovou esse tipo de roupa. Ele lhes fez uma vestimenta de peles (Gênesis 3:21). Essa palavra sugere um tipo de túnica.
William Wilson, em seus Estudos de Palavras no Antigo Testamento, diz que essa vestimenta era um tipo de roupa usado por homens e mulheres que, tipicamente, tinha mangas e caiu até os joelhos, raramente aos tornozelos. O que podemos aprender desse primeiro caso? Deus quer que homens e mulheres usem roupas. Não somos como animais, que não sentem vergonha de sua nudez.
Podemos entender, também, que à vontade de Deus desde o princípio é que usemos vestimentas que cobrem o corpo, não meramente alguma coisa embrulhada no corpo para esconder as partes mais íntimas. Cada servo de Deus precisa ser honesto e sincero aqui: as roupas de praia usadas hoje em dia seriam mais parecidas com as roupas que Deus fez, ou com as cintas que Adão e Eva fizeram?
Sacerdotes do Velho Testamento. Ninguém hoje tem motivo para dizer que nós devemos usar roupas iguais aos trajes sagrados usados pelos sacerdotes do Antigo Testamento. Mas, nós podemos aproveitar uma lição importante do motivo que Deus deu junto com algumas regras, para entendermos como Deus gostaria que nos vestíssemos. Primeiro, ele proibiu altares elevados, para que a nudez do sacerdote não fosse exposta (Êx 20:26). Mais tarde, ele acrescentou outra instrução para melhor evitar esse tipo de problema. Ele ordenou que os sacerdotes usassem calção em baixo de suas túnicas para cobrir a sua nudez (Êx 28:40-42). Deus especificou que o calção iria "da cintura às coxas". Deus não queria que esses servos mostrassem as coxas expostas ao mundo. Hoje, homens do mundo tiram suas camisas e mostram suas coxas para todo o mundo na praia ou na rua. Homens que servem a Deus precisam perguntar para si, honestamente, se isso é realmente o que Deus pretendia que o povo santo fizesse.
Roupas peculiares ao sexo oposto. Em Deuteronômio 22:5, Deus disse: "A mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais cousas é abominável ao Senhor, teu Deus." Entendemos que não somos sujeitos às ordenanças dadas por meio de Moisés aos israelitas. Portanto, é necessário e esclarecedor entender o que Deus estava dizendo. Ele não estava proibindo que homens e mulheres usassem algum artigo de roupa semelhante. Naquela época, ambos os sexos usavam túnicas, como ambos homens e mulheres em muitas culturas hoje usam calças compridas. É errado usar esse versículo para condenar as mulheres que usam calças. Mas, Deus quer que mantenhamos distinções entre os sexos (1 Co 11:14-15- referente aos cabelos compridos). Ele condena as perversões de homens que se vestem e se comportam efeminadamente (1 Co 6:9).
A vergonha da virgem da Babilônia. Quando Isaías profetizou, a nudez era, ainda, associada com vergonha. Quando ele descreveu o povo da Babilônia como uma virgem abusada, um aspecto da humilhação dela era que o inimigo descobriu suas pernas e sua nudez (Isaías 47:1-3). Mas hoje em dia, mulheres do mundo voluntariamente mostram suas pernas e ousam expor sua nudez, sem sentir nem um pouco envergonhadas. Será que tornamos tão dessensibilizados ao pecado, devido à cultura corrupta, que já esquecemos como sentir vergonha? Como servos de Deus, temos que ser diferentes, não conformados aos costumes errados do mundo (Romanos 12:1-2). Precisamos saber como sentir vergonha.
DEUS QUER ENSINAR A NOS VESTIR COM MODÉSTIA E BOM SENSO
Agora, vamos ver duas passagens semelhantes no Novo Testamento.
"Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)" (1 Timóteo 2:9-10).
"Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus. Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seus próprios maridos" (1 Pedro 3:3-5).
Esses trechos não são idênticos (1 Timóteo fala sobre mulheres em geral, enquanto 1 Pedro fala sobre a mulher cujo marido não é cristão), mas há vários pontos paralelos. Vamos estudar alguns pontos chaves.
É comum ouvir alguém usar esses versículos para proibir absolutamente todos os tipos de jóias, enfeites de cabelo, brinco, etc. Mas esse não é o sentido do texto.
Algumas igrejas, citando esses versículos, proíbem o uso de jóias. Outras defendem tal prática, mas sem explicar biblicamente como justificar seu uso. Se esses versículos proíbem o uso de jóias, nenhuma cristã deve usá-las. Se a mulher as usar, ela deve saber como explicar as instruções reveladas por Paulo e Pedro.(1 Pe 3:3).
Para entender essas passagens, temos que, primeiro, examinar a gramática. Ambas usam uma construção de contraste que serve para enfatizar que uma coisa é importante e a outra de menos valor. Observe que eles dizem que a mulher não deve praticar uma coisa, mas (ou, porém) deve agir de outra maneira. Esta construção é usada, às vezes, para definir prioridades, e não para impor uma proibição absoluta.
A Bíblia, às vezes, usa essa construção (Não faça isso, mas faça aquilo) para enfatizar o que é mais importante, sem proibir o menos importante.
Vejamos um exemplo, bem claro;
"Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará...." João 6:27;
“..nem jamais comemos o pão, de graça, à custa de outrem, pelo contrário, em labor e fadiga, de noite e de dia, trabalhamos, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós.........(vv-10) Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: Se alguém não quer trabalhar, também não coma..” 2Te 3:8,10;
“ Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos de sua própria casa, tem negado a fé, e é pior do que o descrente” 1Tm 5:8
Quando comparamos esses textos observamos que Jesus não está proibindo trabalho honesto para suprir as necessidades da vida, mas está dizendo que devemos dar muito mais importância às coisas espirituais. É questão de prioridade, não de proibição.
Da mesma forma, Paulo e Pedro não proibiram o uso de jóias ou estilos de cabelo, mas disseram que mulheres piedosas devem dar mais ênfase à pessoa interior. É interessante que tanto Paulo como Pedro usaram exemplos do Antigo Testamento para explicar seu ensinamento.

No Velho Testamento, quando estudamos as práticas de tais mulheres santas, aprendemos que o uso de jóias e boas roupas era uma coisa comum, até entre as mulheres fiéis a Deus (Gn 24:53). Excessos devem ser evitados, mas esses servos de Deus não proibiram o uso de jóias.
Mas, o uso de jóias ou de roupas finas não é o ponto principal na vida de nenhuma delas. Eram conhecidas como mulheres santas por causa do caráter espiritual e o espírito submisso e humilde. Uma mulher dessas nunca usaria jóias excessivas, nem usaria uma roupa que mostra o corpo de uma maneira sensual. Por quê? Porque ela é santa!
Aqui, é bom observar que os escritos inspirados do Novo Testamento usaram exemplos do Velho Testamento para mostrar como o povo de Deus se veste.
A modéstia começa no coração. Os dois autores, Paulo e Pedro, fazem uma ligação importante entre o coração e as roupas. Algumas mulheres vão insistir em usar o tipo de roupas que elas querem, dizendo que ninguém pode mostrar onde Deus especificamente proibiu mini-saias, ou mini-blusas, ou biquínis, ou roupas muito justas.
O problema nesses casos não é a falta de alguma regra específica nas Escrituras, mas a ausência de uma atitude certa no coração. Regras no vestuário não fazem a mulher modesta. Se o coração estiver errado, a mulher não será mansa e modesta.
A modéstia e bom senso. Em vez de dar uma lista de regras sobre vestimenta, Paulo apela à modéstia e bom senso das mulheres. Uma mulher (ou homem!) cujo entendimento é baseado nos princípios das Escrituras e cujo coração é dedicado a Deus, se vestirá decentemente. Ela não vai procurar chamar atenção por meios carnais, pelo uso de roupas dispendiosas ou que mostram o corpo.
Manso e tranqüilo. Pedro fala do espírito "manso e tranqüilo" como a base das roupas apropriadas. Paulo disse que nós todos devemos procurar viver uma vida "tranqüila e mansa" (1Tm 2:2). O espírito manso e tranqüilo de cristãos — homens, mulheres e jovens — vai determinar o tipo de roupa que realmente agradará a Deus. Os cristãos farão diferença entre as roupas que refletem um espírito piedoso e as que sugerem carnalidade (Pv 7:10 — roupas fazem uma diferença!).
VESTINDO-SE PARA AGRADAR A DEUS
Muitas igrejas erram por inventar regras humanas sobre roupas. Mas, muitas outras erram por recusar a estudar e ensinar, cuidadosamente, o que Deus tem dito, para ajudar cada filho de Deus pensar e se vestir de uma maneira que glorifica o nome dele. Que possamos nos vestir para ele, começando com o próprio coração.
Blog da igreja Ass. de Deus, Ministério do Belém, setor 19 Cong. do Pres. Dutra I Pr. Humberdo Farias

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