IGREJA E DENOMINAÇÃO PORQUE TANTA DIFERENÇA

domingo, 1 de janeiro de 2012

SERMÃO


Transformando nossa crise numa oportunidade





Texto: Gênesis capítulos 37-50
Introdução: Como você responde a uma crise? Muitas vezes, deixamos de ver o sofrimento com uma perspectiva eterna. Em algum momento, todos nós vamos enfrentar dificuldades, perdas e circunstâncias dolorosas. Mas o nosso Pai celestial sempre tem um propósito para a adversidade em nossas vidas, e podemos lucrar com isso, se respondermos corretamente. O patriarca do Antigo Testamento, José experimentou dificuldades, mas ele aprendeu a reagir com sabedoria. Com o seu exemplo, podemos entender como transformar nossas crises em oportunidades.
I. Sete crises na vida de José. Ele foi...
A. Odiado por seus irmãos (Gn 37:1-17): Como o filho favorito de Jacó, ele piorou as coisas ao dizer aos seus irmãos que eles iriam se curvar diante dele um dia.
B. Lançado em um poço (Gn 37:18-24): Apesar de desamparado, ele se lembrou da promessa de Deus para o futuro. Isso significava que o Senhor não permitiria que ele morresse.
C. Vendido como escravo por seus irmãos (Gn 37:25-36): Em vez de se rebelar contra seus captores, José aproveitou da situação e aprendeu sobre a cultura egípcia e a linguagem, confiando que Deus tinha um propósito ao permitir tais dificuldades.
D. Forçado a trabalhar como um escravo para Potifar, chefe da guarda pessoal de Faraó (Gn 39:1-6): Lá, ele aprendeu como uma família egípcia funcionava. Embora como um hebreu e um escravo, José foi considerado inferior, ele obteve o conhecimento sobre como gerenciar uma casa grande e próspera.
E. Alvo de sedução pela mulher de Potifar (Gn 39:7-20): Apesar do custo, José permaneceu fiel a Deus. Através dessa crise, José descobriu sua própria força para resistir à tentação e demonstrou a profundidade de sua devoção ao Senhor.
F. Enviado para a prisão injustamente por recusar os avanços da mulher de Potifar (Gn 39:20-23): Mesmo que José foi injustiçado, ele foi obediente às autoridades e tratou os outros com gentileza.
G. Convidado a interpretar o sonho do Faraó (Gn. 41:15-16): Quando José explicou que a fome viria após sete anos de abundância, ele aconselhou Faraó a se preparar, armazenando comida durante os anos de abundância. Em resposta, o governante promoveu-o como o segundo no comando de todo o Egito e colocou José encarregado de administrar o armazenamento de alimentos. Por que José foi preparado para essa responsabilidade? Ele tinha usado cada crise em sua vida como uma oportunidade para se tornar uma pessoa mais sábia, mais piedosa.
II. Como transformar uma crise numa oportunidade.
A. Confiando que Deus está trabalhando tudo em sua vida para o seu bem (Rm 8:28).
B. Creia que o Pai celeste está no controle de tudo.
C. Aceitando que os caminhos do Senhor são mais altos do que os nossos (Isaias 55:8-9).
D. Recusando-se a fazer julgamentos precipitados no meio de uma crise.
E. Concentrando-se no Pai, em vez das circunstâncias. Meditar sobre as Escrituras, que alimenta a sua consciência do amor incondicional de Deus e da presença reconfortante.
F. Evitando fixar-se na dor. É normal sentir a dor da perda e do sofrimento, mas em vez de fixar-se em a dor, ir para a fonte de força; Deus.
G. Lembrando-se das crises passadas e as oportunidades que se seguiram. (Veja Romanos 8:29).
H. Deixando a ira imediatamente (Efésios 4:26).
I. Submetendo-se à vontade de Deus.
J. Demonstrando um espírito de gratidão.
K. Determinando ver a prova como uma oportunidade de ver Deus trabalhando.
L. Recusando-se a ouvir as interpretações não bíblicas da situação.
M. Permanecendo em constante oração, ouvindo as instruções do pai. Deus usará frequentemente as dificuldades para atraí-lo para mais perto de Si.
N. Não se entregue às emoções flutuantes.
O. Obedeça a Deus e deixe todas as consequências com ele. Você não pode dar errado ao confiar nele com toda a sua vida.
Conclusão: Você está enfrentando uma crise hoje? Se assim for, o Senhor quer usá-la para desenvolver suas habilidades, reforçar o seu caráter, e atraí-lo para mais perto Dele. Minha oração é que você se renda à graça e o amor do Pai, mesmo no meio da adversidade. Então você será capaz de transformar cada crise de sua vida em uma incrível oportunidade de vê-lo trabalhar.

Adaptado por Edivaldo Pereira
EXTRAIDO DO SITE O PREGADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário