IGREJA E DENOMINAÇÃO PORQUE TANTA DIFERENÇA

quarta-feira, 3 de julho de 2013

TEOLOGIA (A REVELAÇÃO DE DEUS)



A REVELAÇÃO DE DEUS

REVELAÇÃO GERAL (Teologia Natural) – Inclui tudo que Deus revelou no mundo à nossa volta, incluindo o próprio homem. Não é suficiente para a salvação. Ela “apresenta” evidências da existência de Deus.
REVELAÇÃO ESPECIAL (Teologia Revelada) – É o que Deus revelou especificamente nas Escrituras, por meio dos apóstolos e profetas. É requisito para a salvação. Ela “pressupõe” a existência de Deus.
A REVELAÇÃO GERAL
Atinge todas as pessoas (Mt 5.45; At 14.17).
É geral no aspecto geográfico e econômico do planeta (Sl 19.2).
Usa meios universais para sua percepção, como o calor do Sol (Sl 19.4-6) e a consciência humana (Rm 2.14-15). 
 MEIOS DA REVELAÇÃO GERAL
PELA CRIAÇÃO – Todo efeito vem de uma causa. Tudo que existe tem de ter sido formado a partir de uma causa pré-existente (argumento cosmológico).
PELA ORDEM DO UNIVERSO – O Universo demonstra ter ordem e um “propósito”. É necessário um criador com um propósito definido que tenha criado tudo com a ordem que existe (argumento teleológico).
PELA CRIAÇÃO DO HOMEM – A existência do homem como um ser moral, intelectual e religioso, diametralmente oposto ao restante da criação, aponta para um criador também moral, intelectual e espiritual que tenha nos dado forma (argumento antropológico).
PELO SEU PRÓPRIO SER – Se temos a ideia ou a noção de um “Ser Perfeito” e de que para ser perfeito ele tem de existir, logo, o “Ser Perfeito” deve mesmo existir (argumento ontológico).
CONTEÚDO DA REVELAÇÃO GERAL
A glória de Deus (Sl 19.1).
Seu poder para realizar criação (Sl 19.1).
Sua supremacia (Rm 1.20).
Sua natureza divina (Rm 1.20).
Seu controle providencial da natureza (At 14.17).
Sua bondade (Mt 5.45).
Sua inteligência (At 17.29).
Sua existência (At 17.28).
VALOR DA REVELAÇÃO GERAL
Mostrar a graça de Deus.
Colaborar com o argumento do teísmo.
Condenar com justiça os que a rejeitam.
A REVELAÇÃO ESPECÍFICA:
Vem de Deus (Jo 12.49).
Vem por meio de Cristo (Hb 1.1-2).
Vem pela atuação do Espírito Santo (2Pe 1.20-21).
É confiável e permanente (Mt 5.18; Lc 21.33).
Está disponível para todos (Jo 20.31).
Expõe o caminho específico da salvação (Jo 5.39; Jo 20.31; Rm 1.16)
Não atinge efetivamente todas as pessoas (Jo 10.24-26).
Atinge as ovelhas de Deus (Jo 10.27 cf. v.16)
É compreendida pela ação do Espírito Santo (Jo 16.13).
É fundamental para a salvação dos perdidos (1Co 1.21).
É fundamental para a edificação dos santos (2Tm 3.16-17).
É inerrante (não contém erros).
É infalível (não conduz ao erro).


CÂNON
Significa “regra”, “padrão” ou “norma” (Gl 6.16). É o conjunto dos 66 livros inspirados por deus que, reunidos, formam a nossa Bíblia.
Inspiração é a supervisão ativa de Deus sobre aquilo que os autores bíblicos escreveram nos escritos originais, respeitando suas personalidades, cultura e faculdades mentais.
O TESTEMUNHO INTERNO DA BÍBLIA:
As palavras dos profetas foram e têm sido cumpridas integralmente (Mt 1.22  cf.  Mq 5.2, Is 9.6).
Jesus chamou os livros de Moisés e dos profetas de Escritura (Mt 21.42; 22.29; Jo 5.39).
Pedro classificou as cartas de Paulo como Escritura junto com o restante já reconhecido (2Pe 3.15-16).
Paulo tem consciência da inspiração dos seus escritos (1Co 14.37).
João relata as palavras do Senhor e lança maldições sobre quem alterá-las ou não reconhecê-las (Ap 22.16,18-19).
As afirmações sobre as Escrituras nos dão a plena convicção da atuação soberana de Deus na formação e conservação do cânon (2 Tm 3.16-17; 2Pe 1.20-21).

PR. EDIVALDO PEREIRA

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