Contudo, educação não é apenas o processo
de transferir conteúdos acadêmicos, mas todo conjunto de instruções,
disciplinas e práticas que visam preparar a próxima geração para cumprir um
ideal mais elevado. Agregar conhecimento sem dar sentido a ele, sem a
implicação moral de utilidade e cumprimento de um propósito transcendente ao
indivíduo, é negar a história e a própria natureza da humanidade.
Falamos de caráter, o valor interior
capaz de forjar o valor exterior e superar a natureza decaída do homem. O
caráter se molda a partir dos valores familiares, do relacionamento e exercício
de princípios éticos que consolidem uma identidade interior.
No mundo dos negócios a ética e o
sentido do bem comum tem lugar em toda empresa de sucesso que permanece. O
custo Brasil seria certamente minimizado se trabalhássemos por uma nova geração
de brasileiros que buscasse vencer não pela esperteza ou pelo jeitinho.
Muitos pais, educadores e psicólogos
tem refletido sobre a situação da agressividade na adolescência, que cresceu
assustadoramente no Brasil e no mundo. O adolescente de hoje enfrenta um mundo
de drogas, violência, imoralidade como nunca antes. Os estragos em sua vida
comprometem o casamento e a família, ou seja, as próximas gerações.
Nos EUA mais de 1 milhão de
adolescentes engravidam por ano, com 40% terminando em aborto. No Brasil uma
adolescente brasileira aborta ou tem um filho a cada 30 segundos, sendo quase
metade resultante de namoro irresponsável.
O problema não é novo, porém tem
piorado muito em nossos tempos pela visão moderna da criança e da educação. Os
pais não tem tempo para os filhos, assim criaram artifícios para substituí-los:
a televisão, o videogame, a creche, a escola, a empregada, os avós, a rua.
Nesse contexto, é natural que a tarefa
de educar seja ingrata, além do que a maioria dos pais hoje sente-se
despreparada para fazê-lo. Em pesquisa realizada pelo Dr. Dobson há alguns anos
atrás com pais cristãos nos EUA, mais de 70% reconheceram que tem dificuldades
em educar seus filhos.
Como ficam os pais evangélicos, que tem
compromisso com os elevados padrões de Deus e prezam seus valores familiares? E
qual é o papel da igreja nesse cenário, em sua missão de expandir o Reino de
Deus através de suas famílias constituintes?
Vemos biblicamente que os filhos são herança
do Senhor (Sl 127:3 "Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do
ventre, seu galardão."). A família é uma instituição divina,
estabelecida para gerar filhos para Deus. A Igreja foi comissionada para
gerar discípulos do Senhor, que sejam filhos de Deus (Is 54:13 "Todos
os teus filhos serão ensinados do SENHOR; e será grande a paz de teus
filhos."). Como pais e educadores cristãos, nossa missão é fazer dos
filhos discípulos do Senhor, que amem o Mestre e estejam prontos para segui-lo.
Se descuidarmos da herança do Senhor, nossa luta será em vão.
Segundo, os filhos são a próxima
geração, para continuar o chamado de Deus sobre a casa, sobre a igreja e sobre
a nação. Deus espera que dediquemos tempo instruindo nossos filhos para
entenderem o Seu mover em sua geração (Sl 78:4-8 " não o encobriremos a
seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu
poder, e as maravilhas que fez. Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e
instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a
seus filhos, a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de
nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; para
que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus,
mas lhe observassem os mandamentos; e que não fossem, como seus pais, geração
obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi
fiel a Deus."). A Palavra de Deus é o fundamento da educação de nossos
filhos, ligando gerações de fiéis através da história (Hb 12:1-2
"Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de
testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos
assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando
firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria
que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está
assentado à destra do trono de Deus.").
Como pais e educadores cristãos,
devemos preparar a próxima geração para cumprir o propósito de Deus na
história, com entendimento e com determinação (Et 8:6 " Pois como
poderei ver o mal que sobrevirá ao meu povo? E como poderei ver a destruição da
minha parentela?"; At 13:36 " Porque, na verdade, tendo Davi servido
à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto
de seus pais e viu corrupção.").
Educar uma criança é trabalhar num
projeto de vida, e que os pais são os responsáveis diante de Deus. Vemos que
biblicamente isso é possível tendo a Palavra de Deus como fundamento e Cristo
como modelo (2 Tm 3:16-17 " Toda a Escritura é inspirada por Deus e
útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na
justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado
para toda boa obra. "; 1 Co 3:11 " Porque ninguém pode lançar outro
fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. ").
Há na Bíblia três instituições
reconhecidas com autoridade outorgadas por Deus a família, a igreja e o governo
civil. Porém, só aos dois primeiros cabe prover educação (Ef 6:4 " E
vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na
admoestação do Senhor. "; Mt 28:19 " Ide, portanto, fazei discípulos
de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito
Santo; "), uma vez que o governo civil jamais poderia atuar em nome da
família, representando seus valores e objetivos próprios. O Estado traduz o
pensamento da coletividade, partindo do princípio que a maioria está certa.
O que vemos nas escolas de hoje em
geral é: desrespeito ás autoridades, falta de disciplina, desinteresse pelo
aprendizado, irresponsabilidade, influência da Nova Era nos temas e nos livros,
baixa qualidade do ensino, imoralidade, corrupção, etc.
A educação até os tempos de Jesus era
realizada prioritariamente no lar e depois com o apoio da sinagoga para o
aprendizado da lei, do tabernáculo e outras disciplinas. Depois apareceram os
tutores, que podem ter dado lugar às academias particulares (Gl 4:1-2 "
Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de
escravo, posto que é ele senhor de tudo. Mas está sob tutores e curadores até
ao tempo predeterminado pelo pai. " ).
Portanto, biblicamente escola só tem
sentido como uma extensão da família, para com ela cooperar em aliança de
princípios e propósito, e sob a cobertura espiritual da igreja. A visão é de
famílias unidas com a benção da igreja, trabalhando na formação de uma geração
consciente de seus valores e responsabilidades, capacitada para exercer seu
ministério na sociedade e cumprir o propósito de Deus. Trata-se de uma aliança
estratégica, para garantir a expansão do Reino mesmo no meio de uma geração
perversa e corrupta.
Em todos os tempos o valor e a educação
que davam à criança foram determinantes no sucesso da estratégia de um país ou
comunidade. Vimos isso entre os judeus, astecas, gregos, nazistas, comunistas e
outros tantos movimentos que impactaram a história.
Fomos chamados para sermos sal e luz no
mundo. A Bíblia traz exemplos de jovens que fizeram diferença porque não se
dobraram perante a filosofia do mundo, mas estavam preparados para cumprir o
propósito de Deus em sua geração: Samuel, Davi, Josias, Jeremias, Daniel,
Maria, Timóteo.
Como pais, como igreja e como cidadãos
responsáveis, temos o dever de preparar a próxima geração, dando-lhe uma visão
e treinando-a para alcançá-la.
Temos que resgatar o valor da criança e
a união de gerações: avós, pais e jovens, todos trabalhando juntos no projeto
de vida de uma criança. A criança e o adolescente que encontra um sentido nobre
para sua vida não vai desperdiçá-la de maneira desordenada. A separação das
gerações tem sido poderosa arma de destruição dos valores familiares, expondo a
criança aos predadores sociais.
Depois é preciso valorizar o caráter na
formação da criança, para o que são fundamentais o exemplo e trabalho árduo.
Caráter pressupõe uma marca, uma gravação feita a partir de um molde, daí a
necessidade de exemplo consistente.
Quanto ao trabalho árduo, a própria
história nos ensina que a indolência, a comodidade, a ociosidade levam o homem
ao declínio moral e a improdutividade. Quando fugimos da dificuldade, ou
privamos nossos filhos da dureza, estamos impactando o desenvolvimento do
caráter.
Empresários poderiam estabelecer
parcerias com núcleos de famílias através das igrejas, para patrocinarem uma
educação pertinente, alinhada com o seu contexto e com as necessidade modernas
do negócio, para produzir profissionais e cidadãos capazes de criar valor à
sociedade.
A igreja teria nisso um fator decisivo
para apoiar o cumprimento da grande comissão: formar discípulos e obreiros e
fortalecer as famílias.
Quanto à União, caberia principalmente
definir uma estratégia nacional e um conteúdo mínimo, prover infraestrutura
básica e direcionar recursos para programas específicos e supervisionar
resultados.
Trata-se de uma aliança estratégica,
onde cada parceiro contribui com aquilo que faz melhor, para realizar o
propósito de Deus sob a mesma visão do Seu Reino.
O livro de Deuteronômio foi escrito por Moisés após a peregrinação no
deserto. A primeira geração tinha morrido, e agora uma geração nova, cuja maior
parte não tinha lembrança da primeira páscoa, da travessia do Mar Vermelho, nem
da lei do monte Sinai iria tomar posse da terra prometida. Moisés então repete
o relato da história recente de Israel, e escreve novamente a aliança de Deus,
os dez mandamentos, as promessas de benção e maldição, para que o livro fosse
lido para o povo. Era um documento da aliança de Deus com o homem. Logo após
narrar a história de Israel, ele coloca os dez mandamentos, e logo a seguir o
trecho das escrituras que transcrevemos abaixo. Este trecho das escrituras era
um daqueles que eram escritos em pergaminhos, e colocados em caixinhas que eram
amarrados nos braços e colocado na testa pelos escribas e fariseus, em um
cumprimento literal do mandamento. Mas na verdade o mandamento era para ser
praticado, e não apenas usado como amuleto ou "vestido". Deuteronômio
6:4-9:
Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.
Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua
alma e de toda atua força.
Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração;
tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e
andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.
Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os
olhos.
E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.
Podemos observar que em primeiro lugar
a Bíblia nos diz para reconhecermos Deus como o único Senhor, e adorá-lo com
todas as forças do espírito, alma (mente) e corpo. Como uma atitude seguinte
segue-se a obediência a este Senhor, guardando a Sua Palavra em nosso coração
(v.6). Estas "palavras que hoje te ordeno" que nos versículos
anteriores incluíam os dez mandamentos, e a aliança de Deus com o homem,
deveram primeiramente estar dentro dos corações dos pais, para que então
pudessem ser ministradas aos filhos. Não se pode dar algo que não se tenha
recebido primeiro, e tudo que é bom vem do Pai da luzes. Estas palavras
deveriam ser inculcadas aos filhos, assentado em casa, andando, deitando,
levantando. Inculcar nos dicionários da língua portuguesa significa repetir
muitas vezes para imprimir no espírito (Aurélio, Michaelis). A palavra hebraica
traduzida aqui por inculcar (ou ensinar, intimar) é LAMAD, e é uma palavra de
grande abrangência, e representa muito bem o processo de ensino e aprendizagem
que Deus estabeleceu para os país e filhos.
Lamad, traduzida por inculcar, pode ser
definida como:
1. "Cortar" a mente; é a ideia
de uma navalha afiada formando um canal (sulco) na mente e produzindo por meio
desta incisão um padrão de pensamento.
2. Formar um estilo de vida, ou uma
maneira de viver.
Temos aqui portanto dois aspectos: o
aspecto interno, relacionado com o ensinar, que é o "cortar", marcar,
criar um caminho que produz padrões e estruturas de pensamento, e o aspecto
externo, a consequência disto, que nos fala da aprendizagem, que é um estilo de
vida, ou uma maneira de viver.
Temos que considerar que a mente da
criança, em sua formação natural, desde o seu nascimento, deixada por si só,
irá produzir padrões de pensamento pecaminosos. Basta observar que não é
necessário ensinar uma criança a mentir ou desobedecer.
Para que ensinemos uma criança
biblicamente temos que cortar estes padrões de pensamento errados, e
redirecioná-los. E isto tem qual o propósito? Produzir uma mudança no estilo de
vida, uma mudança no caráter. A ferramenta adequada para cortar, e produzir
este estilo de vida é a palavra de Deus. A palavra de Deus é como uma espada (Hb
4:12 "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que
qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e
espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos
do coração."), que corta os padrões errados e estabelece novos, Ela é
o poder de Deus para renovar as mentes, para produzir um novo caminho, e
padrões de pensamentos corretos, que irão produzir vida abundante, saúde,
alegria, satisfação, frutos, etc.
Desta forma vemos que a palavra de Deus
define ensinar e aprender com um propósito: FORMAR UMA VIDA. Trata-se de
ensinar a viver, é discipulado. Estamos preocupados em formar discípulos, não
acadêmicos que apenas tiram boas notas, passam de ano e ser bem informados.
Trata-se de formar um estilo de vida, estabelecer uma maneira de viver,
edificar um caráter, que vai produzir algo útil, que vai ser próspero, abençoar
a outros e glorificar a Deus.
Vamos examinar também a definição da
palavra EDUCAR, segundo o dicionário cristão Webster 1828. Segundo Webster
educar é toda a série de instruções e disciplinas com o objetivo de:
1. iluminar o entendimento;
2. corrigir o temperamento;
3. formar as maneiras e hábitos da
juventude;
4. e prepará-los para serem úteis no
futuro, cumprindo o seu chamado na vida.
Vemos aqui novamente o processo
ensinar-aprender. Ilumina o entendimento e corrige o temperamento (interno)
para formar um estilo de vida que seja útil, próspero, e cumpra com o propósito
de Deus (externo).
As palavras: assentar, caminhar,
levantar, deitar falam de coisas simples e corriqueiras do dia a dia,
enfatiza a convivência, o relacionamento. Ensinar e aprender é portanto algo RELACIONAL e PESSOAL,
e não técnico e informativo. Ensinar e aprender envolve obrigatoriamente um
relacionamento pessoal. Nós não ensinamos matérias, nem ensinamos aulas.
Ensinamos crianças, estamos treinando corações e mentes eternas. Ensinar e
aprender é um processo de coração, mente para mente, espírito para espírito. É
um investimento de nossas vidas. É também uma obra de fé, um trabalho de amor e
uma firme esperança (1 Ts 1:2-3 "Damos, sempre, graças a
Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar,
recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da
abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus
Cristo,"). Nenhuma criança pode aprender sem antes estabelecer um
relacionamento de confiança com aquele que a ensina. O Salmo 142:4 nos
declara isto: "Olha para a minha direita e vê, ninguém há que se
interesse por mim, refúgio me falta, e ninguém cuida de minha alma". O
que fica claro aqui é que primeiramente uma criança precisa de amor, alguém que
se interesse genuinamente por ela, que lhe ofereça refúgio, consolo,
companheirismo, compreensão, amizade. Então, após este relacionamento de amor e
amizade, vem o desejo de que sua alma (mente) seja ensinada, cuidada, instruída
naquilo que é bom.
Assim, os pais que não
estabelecem um relacionamento com seu filho não conseguem ensinar nada a eles.
Eles simplesmente não podem ouvi-los. O pai ou mãe que não demonstra por seus
filhos amor e interesse, compreensão com suas dificuldades e limitações, não
abre a porta dos seus corações. O solo não é preparado, e portanto não se podem
plantar boas sementes. Com quem uma criança está assentada em
sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se? Não são os pais?
A chave está aqui. Primeiro as palavras precisam estar no coração dos pais,
para que possam ser inculcadas nos filhos. Através de um relacionamento de amor
os pais abrem o caminho para marcar de tal forma a vida dos filhos pela Palavra
de Deus, que produzirá neles um estilo de vida cristão, formará neles o caráter
de Cristo. A vida no lar está cheia de momentos preciosos para ensinar.
É ao deitar, ao levantar, ao andar no caminho para a escola, assentado no
almoço e no jantar. Eles estão aprendendo pela demonstração de seus pais, de
como eles falam, reagem, resolvem seus problemas.
Muitos pais consideram que o trabalho
de ensinar deve ser feito pela escola. Delegam o mandamento de Deus e o
privilégio de ensinar sua próxima geração a terceiros, e se esquivam com
desculpas e compromissos inadiáveis. O mandamento para ensinar em toda a bíblia
sempre foi dirigido aos pais. A palavra de Deus estabelece somente três
instituições, ou três esferas de governo: a família, a igreja e o governo
civil. Desta forma, a escola como instituição não existe, senão como extensão
da família que lhe concede autoridade para ensinar seus filhos. Na verdade, a
escola não coloca outro fundamento, mas somente pode CONFIRMAR e ESTABELECER os
fundamentos que a família já tem.
A palavra de Deus nos diz que sem duas
ou três testemunhas nada pode ser estabelecido (Mt 18:16 " Se, porém,
não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento
de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça."; 2 Co 13:1
"Esta é a terceira vez que vou ter convosco. Por boca de duas ou três testemunhas,
toda questão será decidida. “; Hb 10:28 " Sem misericórdia morre pelo
depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de
Moisés."). Dessa forma, para que uma família estabeleça seus filhos em
fé, e lhes dê um propósito na vida, é necessário mais de uma testemunha. Isto
também está claro em 1 Co 3:5-10 " Quem é Apolo? E quem é Paulo?
Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um.
Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que
planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o
que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o
seu próprio trabalho. Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus,
edifício de Deus sois vós. Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o
fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um
veja como edifica."(um planta, outro rega, aqui vemos novamente a
questão de mais de uma testemunha).
Os pais precisam de ajuda. Não somente
porque muitas vezes não dominam os conteúdos das matérias, não têm tempo
suficiente, ou não possuem habilidade para ensinar. Mas principalmente porque a
Palavra de Deus diz que com duas ou três testemunhas toda palavra será
confirmada (estabelecida). Assim a escola atua como a segunda testemunha, e
confirma o que os pais estão ensinando em casa. A escola faz isto através de
uma abordagem de cada disciplina por um ponto de vista bíblico, identificando
os fundamentos e os princípios bíblicos que as governam. Não significa que os
pais vão ensinar geografia em casa e a escola vai confirmar, mas por exemplo os
pais ensinam que cada coisa tem o seu lugar, e que o quarto deve ficar em
ordem, e o professor na escola ao mostrar os mapas, continentes, aplica o mesmo
princípio mostrando a ordem com que Deus criou o universo e a terra, e como
tudo tem o seu lugar (princípio da mordomia ou administração).
Como professores numa escola cristã, fundamentamos os nossos alunos em
fé com propósitos divinos. O papel do professor é fundamentar as crianças na fé
que seus pais desejaram abraçar, de modo que eles cresçam firmando-se
internamente nos propósitos de Deus para suas vidas.
Podemos observar portanto que para que
este processo de ensino e aprendizagem ocorra, a família e a escola devem estar
sob uma mesma lei, e dentro de uma mesma aliança. O que a criança aprende em
casa é confirmado na escola, e o que ela aprende na escola deve ser reforçado
em casa. Ambos, lar e escola, devem estar fundamentados sobre os mesmos
princípios, para que haja consistência no que for produzido. Está consistência
produzirá na vida da criança equilíbrio, segurança, e frutificará positivamente
em boas obras, em mudança de atitudes, em desenvolvimento espiritual, mental e
físico.
Todavia, uma série de pequenas coisas
pode atrapalhar este processo. Se a criança em casa recebe um tipo de
treinamento, e na escola outro, estamos plantando dois tipos de sementes, e uma
irá enfraquecer a outra. A criança pode ficar confusa, e não saber discernir o
que é certo e errado, qual é o padrão a ser seguido. Se ela em casa pode ter
atitudes que na escola não pode, isto certamente acarretará conflitos, e o
processo e ensino-aprendizagem fica totalmente comprometido.
Os pais podem facilmente treinar
negativamente seus filhos, de maneira não intencional:
Exemplo 1: Se ao darmos
uma ordem a nosso filho, ele não responde na primeira, nem na segunda, mas
somente quando elevamos o tom de voz ele nos ouve, estamos treinando eles para
obedecerem e darem atenção somente quando o tom de voz é elevado. Então na
classe o professor não consegue a atenção e a obediência do aluno a menos que
ele eleve a voz. E um professor não deveria elevar a voz, muito menos os pais.
Exemplo 2: se em casa a
criança não faz a lição de casa, ou se delonga nisso, ou sempre acha uma
desculpa, e os pais não corrigem, ela também não fará as atividades em sala,
não dará importância a concluir as suas tarefas, e a consequência é um baixo
rendimento.
Exemplo 3: se uma criança
não tem limites em casa em suas brincadeiras, na escola também causará
problemas durante o intervalo, ou mesmo em sala não consegue discernir o limite
para parar de falar, leva tudo na brincadeira.
Exemplo 4: se os pais
estão sempre muito ocupados para ver o caderno de seu filho, e não os incentiva
e elogia positivamente, apreciando o esforço e reconhecendo a melhoria, os
filhos não se preocuparão em mantê-lo bem organizado e limpo e valorizá-lo.
Exemplo 5: uma criança que
não tem horário regular para fazer lição de casa, dormir, acordar, etc. Ou que
os pais não prezam os horários de seus compromissos, não valoriza o fazer as
coisas dentro do prazo estipulado, não atenta para os horários de início e fim
de uma aula, sempre acha que se pode deixar para depois.
Conclusão
É necessário que em casa e na escola
vivamos sob um mesmo governo, o de Deus, e debaixo dos mesmos princípios, que
vão orientar nossas atitudes e ações, que se constituem na base do nosso
relacionamento e senso de justiça. Então nossas crianças terão duas testemunhas
fiéis a lhes falar as mesmas coisas, e solidamente mostrar-lhes o caminho a
seguir, e estabelecer suas vidas em fé, preparando-os para a vida futura.
Baseando-se num relacionamento de amor,
tanto o lar como a escola irão ensinar usando a palavra de Deus como
fundamento, que penetra no entendimento e vai produzir padrões de pensamento
que irão gerar um estilo de vida produtivo, irrepreensível, justo. Como
resultado teremos adolescentes e jovens que sempre saberão como aprender mais,
serão capazes de autogovernar e não precisarão de contínuo controle externo de
outros, ocuparão posição de destaque por sua erudição e conhecimento, e sempre
usarão o raciocínio reflexivo (não serão dirigidos por impulsos) e se
fundamentarão na Palavra de Deus para tomar as decisões e rumos de suas vidas.
Verna M. Hall e Rosalie Slater
pesquisaram a história cristã americana desde 1940, buscando na fonte através
de sermões, documentos públicos da época dos fundadores e as cartas das
mulheres colonizadoras. Descobriram a providência de Deus na história americana
e os 150 anos de educação em princípios bíblicos de governo.
A partir desse trabalho, trouxeram à
luz o método bíblico histórico de raciocínio e anotações, que foi fundamental
na educação colonial na época da Constituição. Foi fundado então o ministério
da F.A.C.E. - Fundação para a Educação Cristã Americana.
Vários outros ministérios surgiram a
partir deste, explorando os conceitos e aperfeiçoando a prática do que foi
chamado de Educação por Princípios (Principle Approach Education).
A definição de Educação por Princípios,
como encontrada no livro Teaching and Learning, de Rosalie J. Slater, é: "Método
cristão histórico americano de raciocínio bíblico, que faz das verdades da
Palavra de Deus a base de cada assunto no currículo escolar".
A partir daí, foi estruturado o sistema
educacional de Educação por Princípios, implicando em:
- Filosofia: aponta para quem ou o que
está governando ou direcionando a situação, ensinando a pensar do interno
para o externo. Opõe-se a visão humanista, relativista, que distorce o
sentido do conhecimento ao fundamentá-lo no homem, sem compromisso moral.
- Currículo: comunicado como uma
experiência viva do professor para o aluno, através de seu exemplo e
domínio da matéria. Opõe-se à apresentação fragmentada e informativa das
matérias, sem compromisso com o desenvolvimento integral do aluno para
cumprir plenamente sua vocação.
- Metodologia: Desenvolve o raciocínio
criativo, constrói o conhecimento através da pesquisa e fundamenta o
aprendizado na aplicação de princípios bíblicos. Opõe-se a métodos
pré-fabricados e consumistas, que acarretam dependência do meio psicossocial.
Princípio é definido
semanticamente como "origem, causa primeira, aquilo do que algo procede”.
No contexto de educação, refere-se a um padrão de pensamento, um referencial
básico. Está intimamente ligado ao conceito de semente. A semente contém
"o todo da planta de forma embrionária", que irá se manifestar
posteriormente. Todo princípio tem uma natureza interna e outra externa, sendo
esta (efeito) a manifestação daquela (causa) (Pv. 4:23 " Sobre tudo o
que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da
vida."; Pv 23:7 " Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele
te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo. “; Lc 6:45 " O
homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o
mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.").
Interno
|
Externo
|
Dentro,
interior, pertence ao coração.
|
Fora,
exterior, oposto ao interno.
|
Causa
Primário
Invisível
|
Efeito
Secundário
Visível
|
Dessa forma, o educador deve enfocar o
"coração", o núcleo do assunto, os rudimentos a que os fatos estão
subordinados, e cultivar o coração do estudante, caráter e vontade, a partir do
que o ambiente, as circunstâncias e a sociedade são apenas efeitos.
A Educação por Princípios aborda todas
as áreas da vida sob uma perspectiva cristã, fundamentada na aplicação de
princípios bíblicos. Visa treinar a mente para pensar de acordo com os padrões
de Deus e ampliar o alcance do entendimento (2 Co 10:3-5 " Porque,
embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da
nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir
fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o
conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,
"; Hb 5:14 " Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles
que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não
somente o bem, mas também o mal.").
Pode se dizer de maneira abrangente que
Educação por Princípios implica:
- Princípios bíblicos, que
refletem o caráter de Deus em Sua Palavra (padrões consistentes);
- Princípios de governo, que
traduzem a forma como os princípios bíblicos operam o desenvolvimento de
uma instituição ou nação, como no caso dos EUA (pensar
governamentalmente);
- Princípios de conhecimento,
que são os rudimentos do conhecimento, as razões primárias que levaram ao
desenvolvimento do tema. (Contar como rudimento da aritmética).
A Bíblia não enumera uma lista de todos
seus princípios, pois Deus deseja que esquadrinhemos suas verdades eternas Pv
25:2 " A glória de Deus é encobrir as coisas, mas a glória dos reis é
esquadrinhá-las.".
Um princípio bíblico básico é uma
semente de verdade eterna da Palavra de Deus, que expressa Sua natureza e nos
ajuda a discernir e aplicar o conhecimento corretamente Cl 1: 16-18
" pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as
visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados,
quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas
as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o
princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a
primazia,".
É preciso, contudo, cuidado para não
converter os princípios bíblicos básicos em nossa única fonte de verdade,
restringindo a atuação e revelação de Deus. Devemos ensinar a partir da
natureza de Deus e não acerca dela. "Porque Ele é santo ...".1 Pe.
1:16 " porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. "
Não se deve forçar um princípio bíblico
dentro das matérias acadêmicas, mas sim enfatizar aqueles que possamos
distinguir e entender, expressando naturalmente a realidade de Cristo (Rm
11:36 " Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A
ele, pois, a glória eternamente. Amém! "; "2 Co 3:6 " o qual nos
habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do
espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.").
Princípio
|
Interno
|
Extremo
|
Externo
|
Extremo
|
Equilíbrio
|
Soberania
|
Poder
|
"Eu não planejo, tão somente sou guiado pelo
Espírito"
|
Forma
|
"O Espírito de Deus sempre trabalha dentro
de meu plano. Não gosto de mudanças"
|
"Vou planejar meu dia, mas serei sensível à
direção do Espírito"
|
Individualidade
|
Unidade
|
"Farei o que é correto aos meus próprios
olhos"
|
Diversidade
|
"Farei o que é correto aos olhos do grupo,
para ser aceito"
|
"Farei o que é correto aos olhos de Deus,
ainda que isto implique em faze-lo sozinho"
|
Governo
|
Autogoverno
|
"Eu não respondo a ninguém, a não ser a
Cristo e não necessito de acompanhamento de ninguém"
|
Lar, igreja e governo civil
|
"Constantemente busco controle sobre os
demais, através da manipulação e da intimidade"
|
"Quanto mais controle interno demonstro,
menos controle externo necessito. Nas áreas em que sou fraco, reconheço minha
necessidade de autoridade externa"
|
Caráter
|
Fé
|
"Qualquer coisa que acontece é da vontade de
Deus"
|
Obras
|
"Se eu trabalhar duro e for organizado,
disciplinado e sofrer por Cristo, ai então serei ungido"
|
"Eu me esforço por ceder ao Espírito de
Deus, demonstrando minha fé através de minhas obras"
|
Mordomia
|
Consciência
|
"Eu não deveria ser produtivo, já que muitos
têm tão pouco. Quanto manos tenho para cuidar melhor, e provocarei menos
culpa e condenação nos outros"
|
Propriedade
|
"Quanto mais possuo, mais respeitado e
honrado sou por Deus, e portanto, também pelos homens"
|
"Eu serei produtivo com todos os meus recursos
e assumirei minha responsabilidade de dar a outros, de forma a ajudá-los a
serem independentemente produtivos"
|
Semeadura e Colheita
|
Semente
|
"Somente crescerei conforme me exponha às
condições ideais, esperando que Deus trabalhe por mim, sem necessidade de
qualquer preparo de minha parte"
|
Fruto
|
"A unção de Deus e as boas ações sempre
estarão à disposição quando eu necessitar. Assim, não preciso me preocupar
com nenhum tipo de disciplina"
|
"Crescer em Cristo toma tempo e deve incluir
arar o coração, uma boa semeadura (Palavra de Deus) regar e podar, antes que
o bom fruto apareça"
|
Pacto
|
Unidade
|
"Não posso unir-me com ninguém, pois isto
destruiria minha liberdade. E também não estou de acordo com ninguém, já que
sou parte de um pequeno remanescente que ainda serve a Deus"
|
União
|
"Meus compromissos e lealdade estão
direcionados para a igreja e o Estado como instituições, para produzir paz e
não causar qualquer comoção"
|
"Buscarei unir-me num pacto com aqueles com
quem estou de acordo em princípios, limitando o pacto ao propósito de tal
união"
|
Filosofia é a fonte, a razão das ideias,
razão e explicação do por que alguém deve fazer algo, os princípios que irão
dirigir a realização das ideias.
Para um cristão a razão de fazer
algo é o "amor a Jesus Cristo". "...Cristo é o poder de
Deus, e sabedoria de Deus", I Co 1 :24b.
Biblicamente entendemos que existem
duas filosofias básicas: uma centrada no homem, nos valores do mundo - Humanismo;
outra fundamentada em Cristo - Cristianismo (Tg 3:13-17 "Quem entre vós
é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno
proceder, as suas obras. Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja
amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a
verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal
e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda
espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura;
depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos,
imparcial, sem fingimento. "; 1 Co 3:11 " Porque ninguém pode lançar
outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.").
O Humanismo, ou a divindade do homem,
promove o existencialismo, o comunismo, o evolucionismo. O Cristianismo coloca
Cristo como fonte de toda revelação e poder. São perspectivas opostas entre si.
Filosofia da Educação
Cristã
O porquê? de Educação Cristã é a sua
filosofia.
A filosofia de Educação Cristã, é
obedecer os mandamentos da palavra de Deus a partir do nosso amor por Jesus.
A filosofia educacional de uma geração
será a filosofia de governo da próxima geração.
A educação segundo a filosofia cristã
deve ter a Cristo como fundamento e modelo, baseada na Palavra de Deus. Visa
equipar a pessoa a cumprir o propósito de Deus na sua vida (2 Tm 3:14-17
" Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado,
sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras,
que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a
Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a
correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja
perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.").
A filosofia (o porquê) deve ser a base
para definir a metodologia (o como) e o currículo do sistema educacional (o quê),
de forma a ser consistente e eficaz (1 Co 3:10 " Segundo a graça de
Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro
edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica.").
Assim, numa filosofia de educação
cristã, o currículo visa a exaltação do Senhor em cada área do conhecimento; a
metodologia é o meio, baseada nos métodos do Mestre Jesus, de uma forma
pessoal.
Uma das estratégias fortes do Humanismo
é compartimentar o conhecimento, separando no processo de educação, o todo em
várias partes, descaracterizando assim o plano de Deus e Seu propósito na
criação.
Entender o sentido bíblico da educação
é essencial para não ser confundido com a visão humanista. O que alguém crê
sobre Deus, homem e governo configura muito de sua filosofia de educação (Pv 23:7
" Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe;
mas o seu coração não está contigo.").
Toda filosofia de governo é sustentada
por uma filosofia de educação. A separação entre a declaração de fé (sagrado) e
o sistema educacional ("secular") não é bíblica. O professor na
classe expressa quem o quê o governa, sob que autoridade ele ensina.
A visão de governo começa em casa,
passa pela igreja e pela sala de aula, e manifesta-se no governo civil,
"Só a Bíblia, com a visão do governo descentralizado de Deus através do
homem, pode produzir genuína liberdade. O homem que despreza a divina
autoridade deste livro se torna presa de toda sorte de engano e desordens
públicas a que a sociedade está sujeita”. (Prefácio na Bíblia, por Noah
Webster).
Rudimentos
do Cristianismo
|
Rudimentos
do Humanismo
|
|
Pessoa
|
Centrado
em Cristo na deidade de Jesus
|
Centrado
na deidade do homem
|
Governo
|
Deus é
o soberano
|
O Homem
é o soberano
|
Universo
|
O
universo foi divinamente planejado, criado e sustentado (Cl 1:16-17 "
pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as
visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados,
quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de
todas as coisas. Nele, tudo subsiste.")
|
O
Universo existe por si mesmo, a origem é natural
|
Verdade
|
Toda
verdade vem de Deus e tem sido revelada a nós por Deus. Isto é absoluto
"Eu sou o caminho a verdade e a Vida", disse Jesus
|
Toda
verdade é descoberta está constantemente mudando
|
Realidade
|
Deus é
a realidade final
|
Matéria
ou energia é a realidade final (dinheiro, ter em vez de ser)
|
Conceitos
Cristãos na Educação
|
Conceitos
Humanistas na Educação
|
|
Responsabilidade
de Educação
|
Os pais
têm responsabilidade (Dt 4:9-10 "Tão-somente guarda-te a ti mesmo e
guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos
têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as
farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos. Não te esqueças do dia
em que estiveste perante o SENHOR, teu Deus, em Horebe, quando o SENHOR me
disse: Reúne este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, a fim de que
aprenda a temer-me todos os dias que na terra viver e as ensinará a seus
filhos.”; Ef 6:4 "E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas
criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.")
|
O
estado, ou seja, o governo, tem esta responsabilidade.
|
O
professor
|
É
chamado por Deus para ensinar e d’Ele receber o dom (Ef 4:11 "E ele
mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para
evangelistas e outros para pastores e mestres,"; Rm 12:7 "se
ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no
fazê-lo;")
|
O
professor é um guia para as experiências de aprendizagem do aluno
|
O
ensino
|
É visto
como um ministério
|
É uma
profissão
|
O aluno
|
É a
imagem de Deus mas, na condição de pecador, precisa ser redimido (1 Co
2:14 "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus,
porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem
espiritualmente.")
|
O aluno
é basicamente bom e não necessita de um salvador
|
Objetivo
|
Desenvolvimento
integral do aluno
|
Desenvolvimento
social do aluno
|
Disciplina
|
Tem que
ser em amor porque a criança é a imagem de Deus, mas com firmeza por causa da
sua natureza pecadora.
|
Permissiva,
não há limites.
|
Conceito
Cristão do Homem
|
Conceito
Humanista do Homem
|
|
Sua
origem
|
O homem
foi criado a imagem de Deus e está agora numa condição pecaminosa (Gn 1:27
"Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem
e mulher os criou.").
|
O homem
é uma forma mais alta de vida em evolução.
|
Seu
destino
|
O
destino do crente é o céu. O destino do que não crê é o inferno.
|
A
sepultura é o final para o homem.
|
Sua
situação
|
O homem
pecou e necessita de um salvador "Todos pecaram". Por meio de um só
veio o pecado (Adão).
|
O homem
é simples e primitivo mas está em processo de melhoramento.
|
Salvação
|
A
Salvação do homem é um dom de Deus através da graça "Isto não vem de
vós, é dom de Deus".
|
A
Salvação do homem é alcançada pelo próprio esforço.
|
Transformação
|
O homem
é para ser transformado de dentro para fora por Deus "Deus vê o coração,
o homem vê o exterior". (A causa de suas ações é o coração).
|
O homem
deve ser transformado de fora para dentro por homens e pelo ambiente.
|
Progresso
|
Para o
homem progredir, necessita alternar seu caráter interno para afetar seu
ambiente externo.
|
O
progresso para o homem implica alternar seu ambiente para converter-se numa
pessoa boa.
|
Mente
|
A mente
do homem foi desenhada para raciocinar a partir de absolutos, princípios
invisíveis, e situações visíveis.
|
A mente
do homem foi envolvida, raciocina a partir do temporal, situações visíveis,
com respostas simples e imutáveis na vida.
|
A Meta
|
Uma
nova criatura; nascer de novo
|
Mudar a
sociedade.
|
Responsabilidade
|
A
responsabilidade básica do homem é aprender a dar.
|
O alvo
básico na vida é aprender como obter.
|
Visão
Humanista: Ciência/Tecnologia
|
Visão
Cristã: Ciência/Tecnologia
|
A
tecnologia justifica-se a si mesma, sendo uma das chaves para a salvação
evolucionária.
|
A
ciência está descobrindo o plano da criação de Deus e utilizando-o em
benefício da humanidade.
|
A
ciência define as leis.
|
A
ciência descobre a ordem que Deus já introduziu no sistema.
|
Toda a
realidade e vida pode ser explicada em termos materialistas, excluindo
quaisquer ideias sobrenaturais (humanismo celular).
|
A vida
só pode ser definitiva em função de Deus, incluindo os aspectos sobrenaturais
e espirituais.
|
O
universo pode ser explicado como matéria mais tempo mais acaso, e é
"controlado" pelo processo natural da evolução.
|
O
universo é explicado através de um Deus criador que dirige providencialmente
tudo que se refere ao universo.
|
Para os pais e educadores cristãos e líderes
da igreja prover uma educação cristã consistente não se trata de preferência e
sim de obediência à vontade de Deus.
Algumas razões para a educação cristã
como obediência a Deus são:
- Princípio da semeadura e
colheita - é tolice reivindicarmos a promessa de Pv 22:6
"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for
velho, não se desviará dele." se não estivermos
consistentemente plantando temor a Deus através de exemplos e instruções.
Se ensinamos a criança algo no domingo na igreja que conflita com o
restante da semana, estaremos semeando dois padrões na mente dela.
- Uma filosofia de vida anticristã
pode capturar a mente da criança - não há educação neutra, pois quem
ensina sempre o faz à luz de pressuposições morais e religiosas. Educação
cristã visa trazer todo pensamento cativo em obediência a Cristo (2 Co
10:3-5 "Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a
carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas
em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez
que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo
pensamento à obediência de Cristo,"; Tg 3.13-17 "Quem entre vós
é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno
proceder, as suas obras. Se, pelo contrário, tendes em vosso coração
inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem
mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto;
antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento
faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria,
porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente,
tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem
fingimento.").
- Ensinar as crianças a
verdade, a realidade da vida - a verdade está somente em Jesus e na Sua
Palavra. A verdadeira sabedoria é temer ao Senhor e a inteligência é
discernir o bem do mal e apartar-se dele. O mundo vende ilusões e omissões
a respeito da realidade da vida. (Jó 28:28 "E disse ao homem: Eis
que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o
entendimento."; Jo 8:32 "e conhecereis a verdade, e a verdade
vos libertará."; Rm 11 :36 "Porque dele, e por meio dele, e para
ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!").
- Deus tem um propósito para
os jovens - os jovens são chamados por Deus para serem armas de guerra,
para desmascararem e vencerem o maligno e para trazerem soluções divinas
para todas áreas da vida. Para tanto precisam raciocinar com base em
princípios bíblicos (1 Jo 2:13-14 "Pais, eu vos escrevo, porque
conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo,
porque tendes vencido o Maligno. Filhinhos, eu vos escrevi, porque
conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe
desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra
de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.").
Porque uma Escola
Cristã
Agora fica mais fácil entender por que
uma escola cristã. Se as razões forem apenas: ambiente mais saudável, isento de
palavrões, drogas ou prostituição; compatibilidade doutrinária (ex.:
criacionismo vs evolucionismo); maior compromisso com resultados acadêmicos;
ordem e disciplina superiores; etc., serão apenas conveniência ou preferência,
que diante das dificuldades, não prevalecerão.
As razões corretas para se pensar numa
escola cristã estão, em primeiro lugar, diretamente ligadas ao que entendemos
anteriormente por educação cristã.
Somente uma escola constituída com base
nessa mesma perspectiva bíblica pode apoiar as famílias no processo
educacional, acrescentando o recurso profissional específico e caminhando sob a
supervisão dos pais (Gl 4:1-2 "Digo, pois, que, durante o tempo em que
o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo.
Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai.").
Em contrapartida, percebemos que a
educação anticristã, ou aquela provida por escolas que não tem qualquer
compromisso com os valores morais e espirituais dos pais, apresenta os
seguintes perigos:
Pressão do meio anticristã - o ambiente
e o governo de uma escola secular, principalmente a pública, são massacrantes
para a mente imatura da criança. Não se pode esperar que uma criança saiba
discernir sempre o que é bíblico e se posicionar, num ambiente hostil onde ela
foi colocada pelos pais. (Sl 1:1-3 "Bem-aventurado o homem que não anda
no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta
na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua
lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de
águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo
quanto ele faz será bem sucedido."; Sl 144:11-12 "Livra-me e salva-me
do poder de estranhos, cuja boca profere mentiras, e cuja direita é direita de
falsidade. Que nossos filhos sejam, na sua mocidade, como plantas viçosas, e
nossas filhas, como pedras angulares, lavradas como colunas de palácio;").
Aprendizado pela pressuposição - muitas
coisas são ensinadas por influência, sem que a criança possa perceber. O
sistema educacional humanista acaba sutilmente moldando a forma de pensar.
Algumas das pressuposições para vencer na vida são: enganar, zombar, agredir,
vangloriar-se, paquerar, ficar rico, ser famoso, fazer política, depender do
governo civil, ser independente, etc. (Jr 9:23-24 "Assim diz o SENHOR:
Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico,
nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e
saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque
destas coisas me agrado, diz o SENHOR."; Pv. 28:26 " O que confia no
seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo.")
.
Decadência moral - nesses ambientes é
ensinado o relativismo moral, ou seja tudo depende de escolha e circunstâncias,
independente das consequências. Por exemplo, a forma como é tratada a questão
da AIDS. Toda posição radical tende a ser vista com desprezo. (Is 5:20-21
"Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e
da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo! Ai dos que são
sábios a seus próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito!")
Agressão física - muitas vezes as
crianças são ameaçadas, agredidas, humilhadas e até violentadas, dentro de uma
certa naturalidade.
Ataque espiritual - proliferam o
esoterismo, o ocultismo e o ateísmo, muitas vezes até patrocinados pela escola.
Desenvolvimento intelectual - é notória
a deterioração do padrão de ensino, particularmente nas escolas públicas. Isso
deve-se não apenas à falta de visão de educação mas também à natureza decaída
dos educadores envolvidos.
Devemos honrar a Deus educando nossos
filhos segundo Sua vontade. O cristianismo oferece algo muito superior, tendo a
Cristo como modelo e a Palavra de Deus como fundamento. Como pais, educadores e
líderes da igreja, devemos dar a melhor educação para as crianças, a qualquer
preço (Os. 4:6 "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o
conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te
rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste
da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.").
Se você deseja encontrar uma escola por
princípios bíblicos mais próxima de você, ou tornar sua escola uma escola de
princípios bíblicos, ou adquirir material didático, ou encontrar mais
informações, então visite a página da AECEP – Associação de Escolas Cristãs de
Educação por Princípios no endereço eletrônico www.aecep.org.br.
Jesus é o Senhor. Amém.
Adaptação Pr. Edivaldo Pereira
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