IGREJA E DENOMINAÇÃO PORQUE TANTA DIFERENÇA

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

ASSUNTO DE ÉTICA CRISTÃ



CASAMENTO E DIVÓRCIO

O casamento é a instituição social mais básica e mais influente que existe no mundo. É muito difícil superestimar a importância do casamento.
Contudo, a cada ano, nos Estados Unidos, cerca de metade do casamento termina em divórcio. Crescem os registros de divórcios no Brasil. Hoje, quase 140 mil casamentos são cancelados por ano no país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2006, o número não chegava a 80 mil. Entre os principais motivos para esse aumento estão as transformações socioeconômicas da sociedade e das famílias e nas mudanças no Código Civil. Para compreender esse movimento e estabelecer caminhos para o aprimoramento das leis, especialistas e estudiosos encerram, nesta quarta-feira (16), o VIII Congresso Brasileiro de Direito de Família, que acontece no Minas centro, em Belo Horizonte.
Diante desses fatos, torna-se necessário consolidar as bases do casamento, conforme Deus planejou. Do mesmo modo, como o divórcio tem se tornado uma pratica comum, dentro ou fora da igreja, precisamos examinar em que caos, se houver, ele pode ser justificado.

UMA VISÃO BÍBLICA DO CASAMENTO
Como o divórcio é a dissolução do casamento, é necessário considerarmos o casamento antes de discutirmos o divórcio. Qual o significado do casamento cristão? Este deveria ser dissolvido a qualquer tempo? Entre os cristãos, há uma concordância maior em relação à natureza do casamento, o que ocorre em relação ao divórcio.
Desenvolvimento básicos da visão cristã com respeito ao casamento.

A NATUREZA DO CASAMENTO
Na perspectiva cristã, tanto a natureza quanto a duração do casamento são importantes. O casamento é um compromisso pra toda vida entre um homem e uma mulher, que implica direitos sexuais mútuos. Há, pelo menos, três elementos básico no conceito bíblico do casamento.
O casamento entre homem e mulher. O casamento bíblico só é possível entre um homem e uma mulher. Desde o princípio, essa relação é evidenciada na Bíblia.
Deus criou “homem e mulher” Gn. 1:27 e lhes deu ordenou dizendo “frutificai e multiplicai-vos” Gn. 1:28.
Vejam esses textos bíblicos: Gn. 2:7,22,24; Mt 19:4-5.
Em resumo, o casamento envolve o direito a união sexual entre um homem e uma mulher.
A relação sexual antes do casamento é chamada de “fornicação” At. 15:20; I Co. 6:18.
A relação fora do casamento é chamada de “adultério” Êx. 20:14; Mt. 19:9.
A lei do Antigo Testamento, diz aqueles que praticavam relação sexual antes do casamento eram obrigados a se casar – Dt. 22:28,29.
O sexo é santificado por Deus para ser usado apenas no casamento – I Co. 7:2, o escritor aos Hebreus. 13:4 nos fala da pureza no leito conjugal.
Quero lembrar que o casamento não é só sexo, o casamento é companheirismo também. Ml. 2:14, uma união “pactual” muito superior ao sexo. As relações sexuais no casamento têm três propósitos: propagação – Gn. 1:28, unificação – Gn. 2:24 e recreação – Pv. 5:18-19. Há alguns que tem quatro incluindo ai a comunicação.
O casamento é uma aliança diante de Deus, porque há promessas mutuas, Malaquias já falava desta aliança (voto) entre o casal no casamento. Ml. 2:14, o proverbista, também falou da aliança (voto) no casamento, Pv. 2:17, afinal Deus a testemunha – Mt. 19:6.
A DUARAÇÃO DO CASAMENTO
A Bíblia é clara em afirmar que o casamento é para a vida toda, e não por toda eternidade, como os mórmons defendem.
O casamento é para a vida toda - Mt. 19:6; Rm. 7:2.
O casamento não é eterno – Mt. 22:30.
O casamento é monogâmico, veja que Paulo disse – I Co. 7:2.
O bispo precisa ser “marido de uma só mulher” I Tm. 3:2.
Três pontos de concordância acerca do divórcio:
I-                    O divórcio não é projeto de Deus – Ml. 2:16, Deus permitiu, mas nunca planejou o divórcio – Mt. 19:6,8.
II-                  O divórcio não é permitido por qualquer motivo – Mt. 19:9
III-                O divórcio cria problemas.
Há apenas uma possibilidade para o divórcio – Mt. 5:32, (esse possibilidade foi inserida na Confissão de fé de Westminster no Capitulo 24.).

Elaboração: Pr. Edivaldo Pereira

Professor de Ética Cristã

FAESP
FAETESP e CETADB
Fonte: Livro Ética Cristão – Norman L. Geisler – Editora Vida Nova
Ética Ministerial – James E. Carter / Joe E. Trull – Editora Vida Nova
A Ética dos Dez Mandamentos – Hans Ulrich Reifler - – Editora Vida Nova
Ética as decisões morais a luz da Bíblia – Arthur F. Holmes – CPAD
As fronteiras da Ética Cristã – Claudionor de Andrade - CPAD






Nenhum comentário:

Postar um comentário