IGREJA E DENOMINAÇÃO PORQUE TANTA DIFERENÇA

terça-feira, 14 de junho de 2016

CURIOSIDADE

ALUNO DO CRISTO, AMANTE DA VIDA, AMIGO DO HUMANO, ADMIRADOR DA CRIAÇÃO, AUXILIAR DA SOCIDADE.

TÍTULOS DO AT DO ESPECIAL QUE HÁ DE VIR

A. Profeta – Dt 18.15, 18
B. Rei
1. da tribo de Judá, Gn 49.10; Sl 60.7; 108.8
2. da família de Davi, II Samuel 7 (de Jessé, Is 11.1)
3. de outros textos, I Sm 2.10; Sl 89.3, 4; Is 9, 11; Jr 30.8, 9; Ez 37.21, 22; Zc 9.9, 10

C. Rei / Sacerdote
1. Salmo 110 (rei, vv. 1-3; sacerdote, v. 4)
2. Zc 4.14 (as duas oliveiras, os dois ungidos, Zorobabel [linhagem de Davi] e Josué [linhagem de Arão])
D. O Ungido (veja Tópico Especial: Messias)
1. Rei de Deus, Sl 2.2; 45.7
2. Presença do Espírito, Is 11.2; 61.1
3. O Que Há de Vir, Dn 9.26
4. Três líderes do AT foram ungidos como um sinal do chamado e capacitação de Deus: reis (cf. Jz 9.8, 15; I Sm 2.10; 9.16; 24.10; II Sm 19.21; 23.1; Sl 18.50), sacerdotes (cf. Êx 28.41; Lv 4.3; 6.22) e profetas (cf. I Rs 19.16)
E. Filho do Rei
1. Sl 2.7, 12
2. Rei de Israel como um símbolo do reinado de Deus (cf. I Samuel 8)
F. Filho do Homem (Dn 7.13; veja Tópico Especial: Filho do Homem)
1. humano, Sl 8.4; Ez 2.1
2. divino, Dn 7.13
G. Títulos Redentivos Especiais
1. Servo Sofredor, Is 52.13-53.12
2. Pastor Sofredor, Zc 12-14
3. Pedra Angular, Sl 118; Is 8.14, 15; 28.16 (veja Tópico Especial: Pedra Angular)
4. Filho Especial, Is 7.14; 9.6, 7; Miquéias 5.2
5. Renovo, Is 4.2; 11.5; 53.2; Jr 23.5, 6; 33.15; Zc 3.8; 6.12 (veja Tópico Especial: Jesus, o Nazareno)
O Novo Testamento toma essas referências dispersas sobre o agente redentivo especial de Deus e clarifica e desenvolve-as numa compreensão de Jesus como O Que Há de Vir Prometido de Deus (e.g., Mt 16.13-20; João 11.25-27). As duas vindas do Messias são o meio pelo qual essas diversas funções e títulos são unidos(veja Tópico Especial: Esta Era e a Era Por Vir).

Para uma boa discussão da distinção nos Evangelhos entre o Filho do Homem como figura de autoridade versus Servo Sofredor, George E. Ladd, Teologia do Novo Testamento, p. 193-210.

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