IGREJA E DENOMINAÇÃO PORQUE TANTA DIFERENÇA

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

A HISTÓRIA DO NATAL E O MITO PATÉTICO DO PAPAI NOEL



PAIS CRISTÃOS NÃO DEVEM SUBSTITUIR A HISTÓRIA DO NATAL POR “MITO PATÉTICO COMO O PAPAI NOEL”
“É um fracasso. É um compromisso sincrético com a cultura: 'Pobre Jesus. Ele é invisível. Papai Noel não é. Você pode vê-lo no shopping", criticou Piper
Da Redação
“É um fracasso. É um compromisso sincrético com a cultura: ‘Pobre Jesus. Ele é invisível. Papai Noel não é. Você pode vê-lo no shopping”, criticou Piper
Antes do Natal, o teólogo John Piper advertiu os pais cristãos contra a substituição da história do nascimento de Jesus por “um mito patético e não evangélico como o Papai Noel”, pois isso demonstra uma “incapacidade de se emocionar com a maior história do mundo”.
O Pastor John, o teólogo reformado e ex-pastor da Igreja Batista Bethlehem em St. Paul, Minnesota, apontou que é impossível para os pais ensinar a seus filhos que Papai Noel é real sem mentir para eles.
“Estamos enganando as crianças ao contar essa história como uma simples declaração de fatos?”, perguntou ele. “Papai Noel mora no Polo Norte. Papai Noel voa com renas. Papai Noel deixa presentes debaixo da árvore. Papai Noel é servido por elfos. Apresentar esse mito como fato não é verdadeiro para nossos filhos”.
Histórias inventadas – como as Crônicas de Nárnia de CS Lewis ou as parábolas de Jesus – são diferentes, explicou, porque são apresentadas como ficção.
“As crianças devem saber que são inventadas e devem saber por que os pais contam histórias inventadas às crianças”, disse Piper. “É bom, eu acho, contar histórias inventadas às crianças.”
Mas a maior razão pela qual os pais devem evitar ensinar seus filhos sobre o Papai Noel é que isso obscurece a “verdade emocionante” sobre o Natal, afirmou o pastor.
“Por que um cristão que encontrou em Jesus Cristo o maior tesouro do mundo o comercializa para qualquer outra coisa? Por que eles – que veem na encarnação e na vida, morte, ressurreição e reinado de Jesus a mais incrível história do mundo – contam outra história?”
“Por que eles o substituiriam por um mito patético e não evangélico como o Papai Noel, cuja mensagem é: ‘É melhor você ser bom e é melhor não chorar’? Eu simplesmente não consigo imaginar”, ele posou.
O pastor prosseguiu argumentando que lançar o mito do Papai Noel sobre a história de Jesus demonstra uma “falha em não se emocionar com a maior história do mundo”.
“É um fracasso. É um compromisso sincrético com a cultura: ‘Pobre Jesus. Ele é invisível. Papai Noel não é. Você pode vê-lo no shopping. O pobre Jesus não faz rondas em um trenó no céu, deixando brinquedos embaixo da árvore”, disse ele.
Ele concluiu: “Se Cristo não pode competir com o Papai Noel nos corações de nossos filhos, nós não conhecemos o verdadeiro Cristo ou não há Cristo real … Seus filhos têm espaços vazios em forma de Cristo em seus corações. Eles não sabem disso. Você deve mostrá-los, mas isso não pode ser feito com o Papai Noel, somente com Cristo”.
Pesquisa no Journal of Cognition and Development, em 2011, mostra que 83% das crianças de 5 anos acham que Papai Noel é real. Além disso, um em cada cinco adultos diz que eles são os pais ou responsáveis ​​de uma criança em sua casa que acredita no Papai Noel, de acordo com um estudo do Pew Research Center publicado em 2013.
O conto do Papai Noel é inspirado por São Nicolau, um monge que doou toda a sua herança herdada e viajou pelo campo ajudando os pobres e doentes. Após sua morte, a lenda de sua generosidade e doação de presentes cresceu. Como resultado, ele se tornou parte do feriado de Natal.
Em um editorial anterior do The Christian Post, Shane Pruitt, diretor de Missões para a Convenção Southern Baptists of Texas, ofereceu uma sugestão para os pais cristãos que querem incluir o Papai Noel em suas festividades de férias: apresentá-lo a crianças “como Cinderela. “
“Ele não é uma pessoa real, mas é divertido falar sobre ser entretido e ver na arte (filmes, decorações, etc.)”, explicou ele. “Essa opção permite que eles saibam a verdade e ainda participem da diversão. Eles não têm que ficar de fora de qualquer atividade na escola, ainda podem ter suas fotos com o Papai Noel, podem assistir a ótimos filmes (como o velho barulhento de Rudolph) e ver decorações de Papai Noel sem serem confundidos por eles.”
“Qualquer que seja a opção que melhor se adapte à sua família, apenas certifique-se de que Jesus continua sendo o foco número um”, enfatizou. Ensine a seus filhos que Ele é o motivo da temporada, que Jesus era o prometido Filho de Deus. Ele cresceu em um homem para morrer como um homem perfeito para a humanidade. Ele foi enterrado e voltou à vida três dias depois, conquistando o pecado, a morte e a sepultura. Ele mostrou-se por 40 dias, ascendeu ao céu e um dia Ele está voltando para o seu povo!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário