AS ENFERMIDADES DA ALMA
Assunto de Psicoteologia
Estamos começando o nosso estudo sobre a cura da alma, e como não poderia deixar de ser, o primeiro assunto a ser enfocado é sobre a alma. Durante muitos anos, para muitas pessoas falar sobre alma era algo cercado de muitos mistérios e questionamentos não muito esclarecedores. Entretanto, Deus tem derramado luz de revelação, conhecimento e sabedoria para entendimento da complexidade da alma.
Como dissemos na parte introdutória desde livro, todo o estudo da cura da alma é segundo as Escrituras Sagradas. Assim que, as explicações oferecidas estão fundamentalizadas na Bíblia Sagrada a Palavra de Deus aos homens.
Definição
“A alma é o princípio inteligente que anima o corpo e usa os sentidos físicos como agentes na exploração das coisas materiais, e todos os órgãos do corpo para expressar-se e comunicar-se com o mundo exterior”.
A alma é o lugar da personalidade. À vontade, o intelecto e as emoções do homem estão lá. Como o espírito é usado para comunicar com o mundo espiritual e o corpo com o mundo material, assim a alma fica no meio e exercia seu poder para discernir e decidir se deve reinar o mundo espiritual ou natural.
Algumas vezes também, a alma mesma exerce controle sobre o homem, através do seu intelecto, criando assim um mundo ideativo que reina. A fim do espírito governar, a alma precisa dar seu consentimento; senão o espírito fica sem recursos para regular a alma e o corpo. Mas esta decisão depende da alma, porque nela reside a personalidade do homem.
A alma é uma das três dimensões do ser humano que lida com o âmbito mental, compreendendo: pensamento, vontade, sentimento, consciência, livre-arbítrio e volição.
O intelecto: é nossa faculdade de julgar, recordar, imaginar e raciocinar. Isto nos diferencia dos outros animais e nos distingue entre os elementos da mesma espécie.
Sentimento: experimentamos uma grande variedade de sentimentos de prazer, alegria, medo, tristeza, ódio, ira, mágoa etc. Tudo que entra em nosso intelecto é processado e passa para as nossas emoções; disto depende nossas reações e comportamentos.
A vontade é a nossa capacidade de querer, desejar, ter impulso para a ação e manter perseverantemente tal ação.
A consciência é a voz interior que soa com a nossa própria voz, criticando nossos atos e os atos alheios.
O livre-arbítrio é a capacidade de escolher, de decidir, de optar. É por esta capacidade que somos responsáveis diante de Deus.
Vejamos o que diz a bíblia sobre a alma.
Jô. 6:7; Jô. 7:15. Fala da Faculdade Volitiva da alma “A minha alma recusa tocar em vossas palavras”. “Pelo que a minha alma escolheria...”
Salmos 139:14; Lm. 3:20. A Faculdade intelectual ou Mental da Alma
“ E a minha alma o sabe muito bem...”
“Minha alma certamente se lembra...”
Lucas 1:46; Deuternonimo 6:5. A Faculdade emotiva da alma
“A minha alma engrandece ao Senhor...”
“Amarás ao Senhor teu Deus... de toda tua alma”
Salmos 84:2; Mateus 12:18. Emoções do desejo da Alma
“A minha alma suspira, sim, desfalece...”
“A minha alma se compraz...”
Jô. 19:2; Salmos 107:5. Emoções do Sentimento e Percepção
“... entristecereis a ninha alma?...”
“A sua alma neles desfalecia...”
OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DA ALMA
A alma significando sangue Dt. 12:23; Lv. 17:14.
A alma significando a pessoa física ou corpo Gn. 46:27; Rm. 13:1.
A alma significando o indivíduo Dt. 13:23-24.
A alma representando animal Gn. 1:20.
Os animais possuem almas que representa a vida deles, entretanto, são irracionais e a alma cessa de existir no animal quando este morre. O que não acontece com o homem, cuja alma é imoral. Concluímos, portanto, que a alma do animal é inferior à do homem.
A alma significando Coração Pv. 14:10.
Na maioria das vezes quando a Bíblia se refere ao coração, está falando da alma. Pelo menos 600 vezes a palavra coração aparece no Antigo Testamento; no Novo Testamento, 120 vezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário