IGREJA E DENOMINAÇÃO PORQUE TANTA DIFERENÇA

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O ESPÍRITO SANTO: O SELO E O BATISMO NO PODER

ALUNO DO CRISTO, AMANTE DA VIDA, AMIGO DO HUMANO, ADMIRADOR DA CRIAÇÃO, AUXILIAR DA SOCIDADE.

O ESPÍRITO SANTO: O SELO E O BATISMO NO PODER (Ef 1:12-14)

Nos dias do Antigo Testamento somente algumas pessoas tinham o privilégio de serem habitação do Espírito Santo de Deus. Patriarcas, como Abraão, juízes, como Sansão e Gideão, profetas como Moisés, Elias e Eliseu, dentre outros. Por exemplo, Eliseu pediu a porção dobrada do Espírito que estava na vida de Elias – e recebeu (II Reis 2:9,10). Porém, através do profeta Joel, o Senhor anunciou um tempo quando Seu Espírito seria derramado sobre todos os Seus filhos: homens, mulheres, jovens e anciãos (Joel 2:28,29).

Tal profecia se cumpriu nos dias de Pentecostes na vida da Igreja de Jesus Cristo. O apóstolo Pedro fez menção da profecia de Joel na pregação que fez no dia e Pentecostes, quando cada pessoa da Igreja (eram cerca de 120) foi cheia do Espírito Santo (vide Atos 2:14ss). Hoje, louvado seja o Senhor por isso, temos o Espírito Santo pronto a habitar a vida de cada pessoa que se aliança com Deus através de Jesus Cristo.

1o. O Espírito Santo é para todo o que se converte a Jesus.
Converter-se é o mesmo que nascer de novo. Para Deus, antes de nos entregarmos a Jesus estávamos mortos por causa dos nossos pecados (Ef 2:1). O processo que Deus usou para nos salvar foi o seguinte:

a) Enviou Jesus para morrer por nós e ressuscitar dentre os mortos (Ef 1:20);

b) Fez com que o Evangelho, as notícias da morte e ressurreição, do por que e dos resultados disto chegassem ao nosso conhecimento (Ef 1:13);

c) Mediante a nossa fé, o Espírito Santo ligou-se a nós como um “selo”, garantia da nossa nova condição de filhos de Deus (Ef 1:13b,14).

Não existe salvação sem a presença do Espírito Santo. Sem Ele a conversão é apenas aparente, sem fruto. O Espírito é o responsável por nos capacitar a vivermos uma vida de louvor e glória ao nosso Pai (cf. v. 14).

2o. Após o selo do Espírito, devemos buscar o batismo no poder do Espírito Santo.
Batismo significa mergulho, imersão. Depois de selado você precisa querer mergulhar no Espírito de Poder, que é o Espírito Santo. Atos 1:8 explica bem a relação que há entre o batismo no poder do Espírito e a capacidade sobrenatural para servir a Deus nesta terra. Observe que o projeto do Pai inclui enche-lo do Espírito Santo para que você possa alcançar outras vidas com o Evangelho.

Observe o mandamento que há em Ef 5:18. Deus quer que você queira ser cheio do Espírito! A palavra do apóstolo Paulo, incluindo a questão do embriagar-se com vinho neste contexto é proposital. Para que alguém se embriague, este toma não pouco vinho. Pois você já experimentou um pouco do Espírito, o selo, agora deve querer embriagar-se dEle!

Lucas 11:13 nos ajuda a entender isto: o Pai quer que você entenda e queira ser cheio do Espírito Santo. Aos olhos do Pai isto é o que há de mais importante para sua vida – é a sua necessidade mais premente!

3o. Cuidado para não entristecer o Espírito Santo!
Em Ef 4:30 temos o mandamento de não causarmos tristeza ao Espírito de Deus. Observe que este verso também menciona o selo, como em 1:14. Poderíamos fazer uma lista de atitudes que entristecem o Espírito, mas com certeza o que mais fere o Senhor é a recusa do crente em mergulhar nas águas profundas. Não querer mais dEle é o que, certamente, fere mais profundamente Seu coração. Esta expressão, águas profundas, tem relação com o batismo no Espírito, mas também com a visão do profeta Ezequiel (Ez 47). Entristece o Espírito que selados se contentem com águas pelos tornozelos, joelhos ou cintura. Ele deseja que nos lancemos às águas profundas da comunhão com Ele.

Você está disposto a ter mais do que o selo do Espírito e a buscar o enchimento de sua vida pelo Espírito Santo de Deus? Deixe o Espírito inundar sua vida e capacitá-lo a viver uma vida para o louvor da glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário