INDICE
Credo Apostólico das Assembleias
de Deus
Definição de Ministério
Objetivos do ministério
Padrão de qualidade para Obreiro
O Sucesso do Obreiro no Ministério
Chamada e Separação de Obreiros
A Preparação de Obreiro
Ministério do Antigo Testamento
Ministério do Novo Testamento
Disciplina na Igreja
Diferenças Básicas entre Doutrinas
e Costumes
O Obreiro e sua Família
A Ética e Integridade do Obreiro
Presbíteros
Qualidades Exigidas
Principais Funções
Diáconos
Qualidades Exigidas Principais
Funções
A Mulher como Cooperadora
Características do Bom Obreiro
O que Deus, a Família, a Igreja, o
Ministério Local e o Pastor Esperam de um Obreiro.
O que você Espera do seu
Ministério?
CREMOS
1 Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
2 Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de
fé normativa para a vida e o caráter cristão (2 Tm 3.14-17).
3 Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e
expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão
vitoriosa aos céus (Is 7.14; Rm 8:34; At 1:9·.
4 Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e
que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus
Cristo é que pode restaurá-lo a Deus (Rm 3.23 e At 3.19).
5 Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e
pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem
digno do Reino dos Céus (Jo 3.3-8).
6 No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na
eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no
sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13;
3.24-26 e Hb 7.25; 5.9).
7 No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só
vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou
o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6 e Cl 2.12).
8 Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa
mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder
regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a
viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hb 9.14 e 1Pd 1.15).
9 No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus
mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras
línguas, conforme a sua vontade (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7).
10 Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito
Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade (1 Co
12.1-12).
11 Na Segunda Vinda premilenial de Cristo, em duas fases
distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da
terra, antes da Grande Tribulação; segunda - visível e corporal, com sua Igreja
glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4.16. 17; 1Co
15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5 e Jd 14).
12 Que todos os cristãos comparecerão ante o tribunal de Cristo,
para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra
(2Co 5.10).
13 No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os
infiéis (Ap 20.11-15).
14 E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de
tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46).
DEFINIÇÃO DE
MINISTÉRIO
Texto
Base: Ef. 4:1-16
Entende-se
por ministério as atividades espirituais, conjuntas e globais, resultantes do exercício
dos dons e funções operadas pelo Espírito Santo, através de pessoas divinamente
chamadas, vocacionadas e capacitadas por Deus e que na igreja desempenham
serviços ou tarefas especiais. Esse grupo de homem ou mulheres trabalha movido
pelo Espírito Santo visando à expansão da igreja.
OBJETIVOS DO
MINISTÉRIO
Todos
os membros da igreja têm uma função comum que devem desempenhar que é a
EVANGELIZAÇÃO.
Os
dons ministeriais, pois buscam “o aperfeiçoamento dos santos, até que cheguemos
à unidade da fé, e ao pleno conhecimento do filho de Deus e a estrutura de
varão perfeito” Ef 4:11-13.
Os
objetivos do ministério são:
O
aperfeiçoamento dos Santos
Em Efésio
4:12 Paulo usa um termo Grego Katartismós que traduzido é: preparação,
treinamento ou equipamento apropriado.
Geralmente
esse termo era usado no sentido de corrigir osso partido ou fazer voltar ao
estado original. Pode
ser
entendido ainda como: fazer perfeito, completo ou totalmente adaptado.
A
edificação do corpo de Cristo
No
grego o termo usado é Oikodomé, significando: construção, edificação visando
total desenvolvimento.
A
igreja deve ser construída, edificada e desenvolvida no conhecimento. Na graça,
na santidade, no amor, na adoração, no louvor e em número. Para isso, isso
todos os ministérios trabalham, conjugando esforço no sentido de produzir a
desejada edificação do Corpo de Cristo.
A unidade da fé
Tem
como objetivo principal atingir um alvo. Esse termo é Katatésomen. Para atingir
essa unidade é necessário, entre outras coisas, a concordância doutrinária, por
isso o ministério tem como obrigação principal, ensinar as doutrinas
fundamentais da palavra de Deus.
O conhecimento do Filho de Deus
Esse
termo grego é epignósis. Tem como objetivo principal levar o cristão, à
perfeita consciência, compreensão, percepção e entendimento de quem é filho de
Deus e o que Ele fez por cada um de nós.
A firmeza espiritual
Quem
está firma espiritualmente não será levado por qualquer vento de doutrina que
sopra no mundo, com o objetivo de enganar os incautos. A firmeza espiritual tem
como objetivo principal gerar esclarecimento e proteção contra os falsos
mestres, que com habilidade tentam convencer aqueles que se encontram
fragilizados.
O crescimento harmônico
Objetivo
aqui é não permitir que qualquer membro fique isolado.
Crescimento
harmônico implica em cuidados iguais a todos os membros da igreja de Jesus
Cristo. Todos dependerão um do outro no corpo de Cristo.
ALGUNS DONS MINISTÉRIAIS
Apóstolo (Enviado, Delegado, Mensageiro, Missionário).
No
principio usado para identificar os que foram chamados diretamente por Cristo.
Paulo teve que defender seu apostolado, pois alguns entendiam que ele não podia
ser chamado de apóstolo por não ter vivido e não ter sido chamado diretamente
por Jesus. Depois em sentido mais genérico, foi aplicado para pessoas que foram
enviadas para a realização de missão especifica. (Seriam os atuais
missionários?).
Apresento
três tipos de apóstolos:
1º
Jesus o apóstolo enviado pelo pai (Hebreus. 3:1).
2º Os
doze apóstolos enviados pelo Filho (João. 20:21).
3º
Paulo, Barnabé e outros apóstolos enviados pelo Espírito Santo (Atos. 13:2-4).
Profeta
– Transmitiam revelações especiais para o povo de Deus.
Sua
função incluía a exortação, o encorajamento, advertências e interpretações. (1
Co. 14:3)
PADRÃO DE QUALIDADE
O
padrão cristão e a regra de qualidade para a preparação desses obreiros
encontra-se em (1 Tm. 3:1-13).
O
cargo de Diácono e Presbítero não é, portanto, mera invenção humana. O próprio
Espírito Santo inspirou a criação ou a instituição dos diáconos na igreja
primitiva, exigindo tão alto grau espiritual e moral que nos deixa
impressionados. A exigência de Deus é que o obreiro seja irrepreensível.
Em At.
6, fora instituído um grupo de servos ou diáconos, através de escolha da
igreja, oração e imposição de mãos dos apóstolos, para cuidar da administração
diária. (At. 6:1-6). O registro sagrado sobre essa escolha sem par, o conjunto
de virtudes requerido desses homens e o modo de proceder servem-nos, de maneira
insofismável, de valioso precedente e edificante instrução que todos os
cristãos devem seguir.
Qualidades exigidas:
Boa
Reputação
Cheios
do Espírito Santo (Permanecer no Espírito Santo)
Cheios
de Sabedoria
Veja
que Lucas é inspirado pelo Espírito Santo a colocar a Boa Reputação em primeiro
Lugar.
Por
acaso alguém com má reputação (mau pagador, mau esposo, mau pai, etc.) será
ouvido ou atendido por Deus?
Serviço ao Senhor:
O
apóstolo Pedro diz em (1 Pe. 4:10) São apresentado nesse texto, inúmeras às
maneiras de apresentar a graça de Deus para a humanidade. Ao abrirmos nosso
coração para a poderosa operação de Deus em nossas vidas por intermédio do
Espírito Santo, recebemos do todo poderoso uma oportunidade para exercitarmos o
versículo acima e também seu complemento conforme abaixo: (1 Pe. 4:11).
Nomes pelos quais os obreiros são conhecidos
Homens
de Deus I Tm. 6:11-12.
Milita
e Milícia vem da palavra grega que significa agonizar, sofre. Muitas vezes o
obreiro sofre e até agoniza por causa da obra que lhe é confiada.
Mensageiro –
Ml. 2:7
Pastor – Ef.
4:11
Presbítero
(Juiz, Bispo ou Supervisor ou ainda Superintendente).
(1 Tm. 3:2; At. 20:28)
Atalaia –
Ez. 3:17
Embaixador –
2 Co. 5:20
Ancião – 1
Pe. 5:1
Servo – 2
Co. 4:5
Diácono –
Fl. 1:1
Soldado – 2
Tm. 2:3-4
Cooperador de Deus – 1 Co. 3:9
Obreiro – 2
Tm. 2:15
Todos esses cargos são
importantes e se completam.
O SUCESSO DO OBREIRO NO MINISTÉRIO
Texto Base: Isaias. 6:1-6
O sucesso de um obreiro no ministério
jamais acontecerá casualmente ou aleatoriamente.
O sucesso acontecerá por
vários fatores, dependendo principalmente de quatro:
Espiritualidade.
É a vida cheia do Espírito Santo, assim cultivada através da nossa constante e
crescente comunhão com Deus.
Experiência.
Vem pelo desempenho, pela pratica no trabalho do Senhor.
Conhecimento. Vem pelo
estudo, pela prática, pela observação, pela espera. Mas é bom lembrar que o
simples conhecimento não é sabedoria. Nunca feche a sua mente para receber
conhecimento.
Maturidade. Maturidade
é sabedoria praticada em nosso viver e agir. Ela vem:
Pelo desenvolvimento e
crescimento espiritual.
Pela autodisciplina.
Pelo trabalho que realizamos
sozinho ou em grupo.
Pelas varias provações da
vida e experiência diversas.
CHAMADA E
SEPARAÇÃO DE OBREIROS
São duas palavras gregas
que podem ser utilizadas para designar chamada:
Kletós = chamado ou
vocacionado;
Kaléo = chamar, convocar ou
separar.
Lembrando que a chamada
para o exercício do ministério cristão é um ato exclusivamente divino.
Algumas formas de Deus
chamar;
Visões – Isaias 6:1-8
Revelações – Atos 13:1-3
Chamada intima – Jeremias
1:1-10.
A separação ou consagração
para obra do mestre deve ser sempre posterior à chamada.
Quem tem certeza da sua
chamada não fica perambulando pra lá e pra Ca, sem saber o que fazer, Deus
chama deixa claro para quem chamou e pra que chamou, ele determina qual a
tarefa a ser executada.
A consagração não depende
do tempo de conversão, nem de atividade praticada na obra do Senhor. Todavia
não se devem consagrar pessoas neófitas.
Atos 6:3
Davi um exemplo: Davi foi
ungido rei para depois assumir trono de Israel.
Unção – 1 Samuel 16:12-13
Reinado – 2 Samuel 5:4-5.
OBS: Com aproximadamente
13 anos foi consagrado rei
17 anos enfrentou e
derrotou o gigante Golias
22,6 Assumiu o reinado em
Judá
30 anos assumiu o reinado
de todo o Israel.
Ele esperou para desfrutar
sua chamada aproximadamente 17 anos.
Temos que tomar como
exemplo Nicolau, Apo. 2:6, 15.
A PREPARAÇÃO
DO OBREIRO
O período e o tipo de
preparação são muito importantes, pois será o tempo do obreiro adquirir
experiência, e a experiência vale mais do que a teoria, ainda que esta também
seja importante.
Exemplo de Moisés: se
Moisés tivesse iniciado sua missão no tempo em que pensou esta preparado para
faze
Fazê-la, provavelmente não
teria feito importante trabalho que fez.
MINISTÉRIO
NO ANTIGO TESTAMENTO
Texto Base. Neemias 8:1-12
São três os principais
ministérios no Antigo Testamento:
Sacerdote (também chamado
de Levítico)
Real (1 Samuel 10:1)
Profético (I Reis 19:16)
Quero explorar um pouco do
ministério Sacerdotal
Sacerdotal – Levitico 8:12
Dividiremos esse ministério
da seguinte forma:
Sumo Sacerdote;
Sacerdote
Levitas
Escribas.
Quero lembrar aqui que a
tribo de Levi foi escolhida por Deus para o Sacerdócio, Números 3:5-10;8:10-18
Deus escolheu, ainda, da
tribo de Levi, a casa de Aarão, de onde sairiam o sumo sacerdote e os
sacerdotes. Aarão foi o primeiro sumo sacerdote e seus filhos Nadabe, Abiu,
Eleazar e Itamar, os primeiros sacerdotes escolhidos.
Sumo Sacerdote: era o mais
alto dignitário da Religião Judaica.
Principais funções:
Sua função mais importante
era fazer expiação, uma vez ao ano, pelos pecados do povo, Levítico 16:11-16.
Tinha também o cargo de
supervisão geral do santuário e as demais atividades sacerdotais
Oferecer sacrifícios nos
dias de repouso
Presidia o Sinédrio, quando
tratava de questões religiosas.
Sacerdote:
era encarregado do culto divino.
Atuava como mediador entre
o povo e Deus, e oferecia sacrifício pelo povo.
Levitas: era
descendente de Levi, filho de Jacó.
Encontramos dois tipos de
levitas:
Arão e seus descendentes, a
quem Deus selecionou para o sacerdócio de Israel e os demais serviam de
auxiliares aos sacerdotes e desempenhavam diversos ofícios menores no
santuário.
Levitas Cantores: I Crônicas 6:31-33; 25:1
Levitas Porteiros: II Crônicas 9:19-29
Principais funções: II Crônicas 17: 7-9; Neemias 8:7-8
Arrumação
Limpeza
Manutenção
Transporte
Segurança
Tesouraria (eram eles que
guardavam e cuidavam das ofertas, que muitas vezes eram animais ou cereais)
Ensino da Palavra de Deus.
Os Gibeonitas
foram amaldiçoados para servirem a o Senhor carregando água a rachando lenha,
Js. 9:23-27, os Netinins (servidores do templo) Esdras 2:58; 7:24; 8:20.
Escribas: Eram
a principio, escrevente, cuja principal função era copiar as Escrituras.
Com o transcorrer do tempo,
lograram conhece-la de tal maneira que passaram a interpretá-las, notadamente a
Lei de Moisés. Por isto, nas novas versões da Bíblia, eles são chamados de
Mestres da lei, já que vieram a ser o equivalente a eruditos bíblicos.
MINISTÉIOS
DO NOVO TESTAMENTO
Também são três os
principais ministérios do Novo Testamento.
Ministros (Pastores,
Evangelistas e Missionários)
Presbíteros
Diáconos (Auxiliares)
Ministros:
Efésios 4:11-12. A palavra ministro vem do termo grego “hyperetas” e significa
servo, auxiliar ou alguém, que oferece serviços a outra pessoa. A palavra
hyperetas era traduzida como “os remadores do piso inferior”.
Pastor: o
termo pastor vem do grego “poimem” que significa apascentador, guardador,
condutor, sustentador, etc.
Alguém disse: “O pastor
precisa ter por fora o couro de rinoceronte, que é muito duro, e por dentro ser
mole como uma pomba. Precisa ter a inteligência de Salomão; a foça e visão de
uma águia; a beleza de um cisne; a doçura de um pássaro; as horas noturnas
disponíveis como ao búfalo.”
Principais Funções e Qualificações:
É quem apascenta o rebanho
e deve ter o coração cheio de amor;
É quem alimenta, conduz e
guarda o rebanho de Deus;
Deve conhecer a palavra de
Deus ao ponto de poder ensinar suas ovelhas;
Deve estar apto para a
vigilância espiritual do rebanho;
Deve ter maturidade para
auxiliar os aflitos e necessitados.
Funções pastorais semelhanças ao:
Sacerdote –
O pastor é um representante dos homens em sua função intercessora.
Profeta – O
pastor é um representante de Cristo perante os homens e em suas função de porta
voz da palavra é interprete da vontade de Deus.
Diácono –
Diante de Deus o pastor será sempre um diácono, pois esta palavra significa
servo. O pastor serve a Deus e sua igreja aqui na terra. Como diácono tem
funções nas visitações, ajudando órfãos e viúvas e etc.
Evangelista
– O pastor exercendo a funções evangelísticas estará ganhando almas para Cristo
em trabalhos tipicamente evangelísticos, tais como cultos ao ar livre e
campanhas evangelísticas.
Evangelista: Esta palavra
aparece três vezes no Novo Testamento. Atos 21:8; Efésios 4:11; II Timóteo 4:5.
O evangelista é
literalmente um mensageiro de boas novas. É um desbravador, é um ministério
dinâmico e de grande alcance e poder.
Principais Funções e Qualificações;
Amor pelas almas e grande
desejo de conquistá-las
Convicção no poder de Deus
e na pregação do evangelho
Autoridade e graça da parte
de Deus.
Presbíteros –
São auxiliares diretos dos pastores. Tito 1:5
Os presbíteros estão aptos
a exercerem as mesmas funções que um pastor. Em muitos casos a bíblia usa o
termo para se referir um ao outro. Atos
20. Paulo faz referencia de Presbíteros e Bispo com sendo pastores daquelas
igrejas. Presbíteros devem ser respeitável, experiente e capaz de impor-se pela
experiência cristã.
Atos 11:30; 14:23.
O termo ancião esta
indicando a experiência, responsabilidade e capacidade de execução da função de
cuidar do rebanho de Deus. A palavra presbítero indica a maturidade e a dignidade
espirituais e morais necessárias ao cargo. Afinal como “Bispo” terá a função de
supervisionar e governar a casa de Deus juntamente com o pastor.
O termo grego episkopos
significa superintendente, administrador, bispo, gerente guarda etc. Por isso é
usado como guardião das almas e, portanto cuida do bem-estar espiritual do
rebanho, não há então, diferença das funções do pastor.
Diáconos –
Obreiros que auxiliam diretamente os pastores em várias atividades na igreja
local. I Timóteo 3:13.
É interessante notar que os
diáconos da igreja primitiva tinham suas funções ligadas a áreas da assistência
social e aos necessitados da igreja. Conforme o texto acima citado há uma promessa
para aqueles que forem fiéis as suas tarefas.
DISCIPLINA
NA IGREJA
Texto Base: Êxodo 18:13-27;
Hebreus 12:5-8,11; Provérbios 3:11; 5:23; 13:1; 15:32.
É bom lembrarmos que somos
obreiros (pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos e auxiliares) e não
detetives ou delegados. Nossa função é orientar o rebanho de Deus e não
investigar suas vidas tentando encontrar problemas. A disciplina é necessária,
mas os resultados na vida daqueles que espontaneamente nos procuram, para
confissão e busca de socorro, serão sempre verdadeiros, pois nos procurarão
conscientes de suas necessidades e em alguns casos eles mesmos pedirão para
serem disciplinados.
TEMPO NECESSÁRIO
PARA RECONHECIMENTO DE CARGO DE OBREIROS QUE FORAM DISCIPLINADOS.
Diáconos – 2 anos
Presbíteros – 3 anos
Evangelista – 4 anos
Pastores – 5 anos
DIFERENÇA
ENTRE DOUTRINA E COSTUMES
Origem
A doutrina é de origem
divina
O costume em si mesmo é de
origem humana
Alcance
A doutrina bíblica é geral.
Será doutrina em qualquer lugar
O costume é local, mudará
conforme a cultura e local
Tempo
A doutrina bíblica é
imutável
O costume é temporário,
mudando de época em época
O OBREIRO E
SUA FAMILIA
Texto Base: Tito 2:1-10
Geralmente o bom obreiro é
também um bom marido, bom pai bom trabalhador, e etc.
Deus e a sua vida
profissional
A sua família
O trabalho do Senhor e sua
vida profissional
O obreiro deve administrar
sabiamente seu tempo, visto que, que além dos encargos ministeriais, ele também
é chefe de família, o que significa que ele deve administrar seu tempo como:
Marido, pai, líder, espiritual, trabalhador profissional e etc.
O obreiro que falhar como
chefe de família, com certeza também falhará no desempenho do seu ministério.
ÉTICA E
INTEGRIDADE
Ética – Palavra de origem
grega “ethos” que significa costumes.
O que é ética? De uma
maneira muito simples podemos dizer que ética é a ciência que estuda costumes e
comportamentos humanos. É a teoria que examina as regras que norteia a conduta
moral da humanidade.
A origem da ética cristã é
a palavra de Deus. Marcos 12:30-31.
Então concluímos que ética
é a somatória de princípios que dão sentido a vida cristã normal.
Em resumo, a ética me faz
agir e me posicionar em relação ao meu próximo, exatamente como eu gostaria que
agisse comigo.
Relaciono alguns princípios
de ética que são importantes em nosso viver diário:
A igreja não é nosso
propriedade, pertence a Deus, por isso devemos tratá-la de maneira amorosa.
I Pedro 5:2-3; II Crônicas
10:7. Se você receber um convite para pregar ou testemunhar em alguma
igreja/congregação, consulte primeiro o seu pastor sobre a possibilidade de
atender. O pastor pode precisar de você e não te achar. Hebreus 10:25
O obreiro deve ser
imparcial, Atos 10:34-35
Respeite as decisões da
Igreja e Ministério, usando amor e prudência. Provérbios 14:8; I Coríntios
13:4-7; Provérbios 25:9-10.
Respeite seu colega
Filipenses 2:3
Integridade – vem de
integro que quer dizer inteiro Salmos 7:8.
Integridade não é o que
você aparenta ser quando todos te observam. É quem você realmente é, quando
ninguém esta te olhando, é fazer com os outro aquilo que você gostaria que lhe
fizessem. Mateus 7:12.
PRESBÍTEROS
Um presbítero (do grego antigo "πρεσβύτερος" de "πρέσβυς", "ancião"), nas igrejas cristãs
primitivas, era cada um dos anciãos aos quais era confiado o
governo da comunidade cristã.
A palavra hebraica equivalente
é za·qen e identificava os líderes do Antigo Israel, quer no
Âmbito de uma cidade, da tribo ou em nível nacional. No Cristianismo,
era originalmente um dirigente de uma igreja (comunidade) local. (Atos 20:17,
28; I Pedro 5:1-3; Tito 1:5-7 II Timóteo 3:1-5)
HISTÓRIA
O substantivo padre foi dado aos bispos no século II pela
atitude paternalista com que tratavam os subordinados.
No século V passou a designar os antigos escritores
eclesiásticos, fossem bispos ou não.
Na Igreja Católica, o presbítero (vulgarmente
vertido para padre ou
sacerdote) é aquele que recebe o Sacramento da Ordem em seu segundo grau, sendo
o primeiro grau o de diácono e o terceiro grau o de bispo. Portanto, é
considerado um estágio intermediário na hierarquia doclero católico. Usa o
título religioso de padre, do latim pater, que significa "pai
[num sentido religioso]". Dependendo da sua função em umaparóquia,
caso esteja funcionando em uma, pode ser um pároco, se é a
autoridade religiosa máxima na paróquia, ou vigário,
caso se encontre subordinado a outro padre na mesma paróquia.
Antes de ser ordenado padre, o candidato se torna diácono e
faz promessa ao seu Bispo de castidade, obediência e pobreza(este apenas para
os padres das ordens religiosas, pois os sacerdotes diocesanos (ou seculares)
não professam voto de pobreza). Faz ainda a promessa de rezar todos os dias
a Liturgia das Horas pelo Povo de Deus e de
celebrar a Eucaristia.
Por vezes, os presbíteros recebem o título honorário de Monsenhor,
que não dá quaisquer poderes sacramentais adicionais.
Igreja Reformadas e Presbiteriana
Nas Igrejas Reformadas e Presbiterianas (ambas
de matriz calvinista), o presbítero é o líder espiritual de uma
comunidade (ou paróquia) cristã.
Faz-se, comumente, distinção entre presbíteros docentes e presbíteros
regentes. O presbítero docente é o pastor, aquele
que é responsável pelo ensino da Igreja. O presbítero
regente é o presbítero propriamente dito, responsável, juntamente com
o pastor, pelo governo e administração da Igreja.
Via de regra (como é o caso da Igreja Presbiteriana do Brasil),
o presbítero regente é eleito pela comunidade para um mandato específico. Com o
fim do mandato, ele deixa de exercer suas funções de maneira ativa, mantendo,
porém, o estatuto de presbítero, pois a ordenação é
indelével.
Outros usos do termo
No segundo século depois de Cristo os teólogos entenderam
que πρεσβύτερος, vertido
para presbítero, e ἐπίσκοπος,
vertido para bispo,
seriam dois cargos religiosos distintos.
Já outras denominações cristãs, defendem que presbítero (ou ancião,
também chamado de pastor) é a qualificação religiosa reconhecida a um cristão
dirigente de uma igreja local, e Bispo, designa o cargo que exerce. Em alguns
casos, o presbítero com uma jurisdição regional é chamado de bispo. Em muitos
dos casos, cada igreja local é governada por um presbitério (isto
é, por uma comissão de presbíteros ou um corpo de anciãos) e não por uma
hierarquia episcopal. Em alguns casos, o presidente do presbitério é chamado na
igreja local de pastor.
EXISTEM DUAS CLASSES DE
PRESBÍTEROS:
Gerais e Locais
Presbíteros Gerais – Funcionavam como verdadeiros
pastores. I Pedro 5:1; I Timóteo 5:17; Tito 1:5.
Presbíteros Locais – Suas funções estavam
restritas as sua próprias congregações. Filipenses 1:1; Atos 20:28.
A importante
função do Presbítero. Atos 14:23; Tiago 5:14;Tito 1:5.
Qualidadese exigidas:
Ser exemplo
dos Fiés – I Timóteo 4:12
Conhecer a
palavra de Deus – Atos 20:26-28.
Ser
Irrepreensivel – Tito 1:7
Principais Funções:
Auxiliar o
Pastor na ministração da Santa Ceia
Dirigir
Cultos Públicos, de oração, etc
Ungir os
enfermos – Tiago 5:13-14.
Apresentar
criança, quando solicitado.
Realizar
cerimônia de casamento, quando solicitado
Realizar
batismo nas aguas, quando solicitado
Realizar
cerimônia fúnebres, quando solicitado
Auxiliar o
pastor na coordenação dos diáconos e nos serviços do templo.
Auxiliar o pastor na visitação pastoral
Auxiliar o pastor no suprimento da necessidades do rebanho, principalmente
as espirituais
Auxiliar o pastor na ministração da palavra de Deus
Auxiliar o pastor na supervisão dos diversos departamentos da igreja.
DIÁCONOS
O termo diácono (do grego antigo διάκονος, ministro, servo, ajudante) é aplicado aos clérigos de igrejas de
origem cristãs, nas suas várias denominações.
Na Bíblia
Sagrada, lemos as seguintes ordenanças, qualificando os diáconos:
Leia: Filipenses 1:1; I Timóteo 3:8,10,12
Hoje em dia, há muitos que não entendem o assunto,
“O Diaconato,” e existe muita confusão a respeito. Há igrejas
pequenas com muitos diáconos. Há igrejas com nenhum. Há irmãos que
pensam que o pastor tem que ser diácono antes de ser pastor. Outros acham
que “Uma vez diácono, sempre diácono,” e também que quando um diácono muda de
uma igreja para a outra, é automaticamente considerado diácono da igreja
de destino. Há igrejas que têm diácono, mas usam um outro membro como
tesoureiro. Algumas igrejas pensam do diácono como líder
espiritual, um irmão que deve decidir apenas as questões de natureza
administrativa da igreja. Muitos irmãos querem consagrar um
diácono no lugar de pastor. Outros não provam o candidato antes da
consagração ao diaconato. Será que não devemos repensar a nossa posição
sobre o diácono e sua atuação na igreja?
O Sentido da palavra.
A palavra diácono em Grego é diakonoj e é
usada 30 vezes no Novo Testamento.
Na maioria destes casos, é traduzida servo
ou ministro. Veja I Co. 3:5 e Rm. 13:4 como exemplos.
O verbo em suas várias formas
(diakonew e diakonia) é usado mais vezes e traduzido como ministrar
ou servir.
O uso normal da palavra.
A. Neste sentido todos os membros da igreja
são diáconos (servos) de Deus. Todos devem ministrar aos outros.
B. Paulo recomendou uma mulher chamada Febe,
“a qual serve na igreja que está em Cencréia,” Rm.
16:1. Ela não
foi uma diaconisa e que saibamos, não ocupou nenhum cargo na
igreja. Mas era uma boa serva de Deus e muito útil para o trabalho. Todos
os membros devem servir uns aos outros. Devem fazer tudo necessário para
o bem estar da igreja.
A instituição do diaconato.
A.
Durante o ministério de Cristo na terra, ninguém foi instalado na igreja como
diácono. Não existia o diaconato. Foi criado depois, com a
aprovação de Deus.
B.
Hoje existe a posição do diácono como oficial da igreja. É um dos dois
tipos de ministros ou servos da igreja. Veja Fp. 1:1
“Paulo e Timoteo, servos (escravos) de Jesus Cristo, a todos os santos em
Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos (pastores) e diáconos.”
Os oficiais na igreja atualmente
A. Jesus deu oficiais à sua igreja para a sua administração eficaz e
espiritual.
1.
Os apóstolos e profetas foram necessários por algum tempo antes do recebimento
da fé ou doutrina suficiente para a igreja. Estão no fundamento ou alicerce da
igreja, Ef. 2:21.
2.
Hoje não há apóstolos e profetas na igreja, pois são desnecessários.
B.
Há necessidade de evangelistas e pastores que ensinam a doutrina para a
edificação espiritual da igreja, Ef. 4:11-16.
C.
Também há necessidade de um oficial na igreja que possa cuidar da parte material
dela. São os diáconos.
D.
No Novo Testamento encontramos as qualificações tanto para o oficial
espiritual como para o oficial material.
Por quê? Porque eles vão servir oficialmente a igreja até a vinda de
Cristo. Por que não tem instruções sobre as qualificações de um apostolo
ou de um profeta? Porque hoje não temos apóstolos nem profetas. Mas
temos pastores e diáconos.
A ORIGEM DO DIACONATO
A crise econômica em Jerusalém criou um problema
para a nova igreja.
Alguns dos membros vendiam seus bens para
distribuir entre os outros, At 2:44-45.
As contribuições foram dadas voluntariamente, At
5:4.
As viúvas foram ajudadas, mais havia
desentendimento entre elas, At 6:1.
Isto criou murmuração e reclamação, provocando uma
assembléia geral dos membros da igreja, At. 6:1-2.
Os apóstolos distribuíram estes bens, assim
gastando demasiadamente seu tempo, vs. 2.
Os apóstolos resolveram o problema, criando o
diaconato para cuidar da parte material da igreja, vs. 3-4.
A igreja e não os apóstolos escolheu os candidatos,
vs. 2.
Os apóstolos decidiram quais as qualificações
necessárias para ser diácono, vs. 3.
Tinham que ser homens, vs. 3.
Tinham que ser homens que todos conheciam e com bom
testemunho, vs. 3.
Tinham que ser sábios e espirituais, vs. 3, porque
teriam que fazer decisões com o dinheiro da igreja, vs. 3. Foi chamado
“este negócio,” vs. 3.
Os homens escolhidos pela igreja foram ordenados
pelos apóstolos com a imposição das mãos, vs. 6.
Os apóstolos ficaram livres para a oração e o
ministério da palavra.
As atividades dos apóstolos eram totalmente
espirituais. Hoje é assim no caso do pastor. Ele não é apóstolo,
mas é o líder espiritual, não material.
Quem administra a palavra, ou toma a frente da
igreja espiritualmente, não deve se preocupar com a parte material, como
receber ofertas da igreja ou pagar as contas dela.
O diácono é simplesmente o tesoureiro da
igreja. Por isso deve ser conhecido como um homem muito
honesto. Se a igreja não pode confiar nele, deve colocar outro no cargo.
O resultado foi o
crescimento da igreja, At. 6:7.
Por
quê? Porque o trabalho material foi dado ao diácono e os apóstolos
ficaram livres para orar e pregar.
Quais são as qualificações do
diácono?
Além dos requisitos mencionados em At. 6:3, há uma
lista dos mesmos em I Tm. 3:8-13.
Ser
honesto, ou sério, vs. 8. É a principal e primeira exigência. Ele
vai mexer com dinheiro da igreja. Sua mulher também deve ser
honesta, vs. 11.
Não
ser de língua dobre, vs. 8. Não pode dizer uma coisa a um irmão e outra
coisa ao outro. Sua mulher também não pode ser maldizente, vs. 11.
Não
ser dado a muito vinho, vs. 8. Assim, não poderia raciocinar certo, com
clareza.
Não
ser cobiçoso de dinheiro ganho ilicitamente, vs. 1. A razão é evidente.
Saber
guardar a fé com confiança, conhecer a doutrina, vs. 9. Este ponto é mais
importante do que alguns pensam. O diácono deve ser um homem espiritual
que conhece a doutrina.
Ser
casado com uma só mulher. Não amigado, nem divorciado e recasado, vs. 12.
Governar
bem a sua própria casa e família, vs. 12.
Quais são as atividades dos diáconos na igreja?
O
“ministério cotidiano“ era tratar das necessidades materiais das viúvas na
igreja, At. 6:1.
A
igreja deve contribuir para o sustento das suas viúvas verdadeiras.
A
igreja deve decidir quem vai receber tal sustento.
Paulo
definiu a viúva verdadeira que merece ajuda financeira regular, I Tm.
5:3-16.
Uma
viúva desamparada, sem família para ajudá-la, vs. 4-5,16.
Uma
mulher com a idade mínima de sessenta anos, casada uma só vez , vs. 9.
Uma
mulher consagrada a Deus e sua obra, vs. 6,7,10.
Uma
mulher hospitaleira, vs. 10.
Uma
mulher que criou filhos, vs. 10.
Uma
mulher de muita oração, vs. 5.
Uma
mulher não maldizente, vs. 13.
Ele paga as contas da igreja.
O
diácono não paga as contas com o seu próprio dinheiro.
Ele
deve ter muito cuidado na distribuição das ofertas, pois são contribuições dos
membros da igreja.
Ele
é responsável pelo dinheiro e deve saber fazer a contabilidade.
Ele
não é dono da igreja, mas é um mordomo dela.
Ele
é um membro igual aos outros. Tem um voto só. Ele é servo da
igreja, não mestre. Deve dar a sua contribuição também como qualquer
outro membro.
Ser
diácono não é estágio para ser pastor. Não existe hierarquia entre nós.
O
diaconato não é um cargo vitalício. Ele pode ser substituído. O cargo
pode ser eliminado.
Qualidade Exigidas:
Boa Reputação, isto é
nome limpo na sociedade; bom testemunho. Atos 6:3
Cheios do Espírito
Santo – Atos 6:3
Cheios de Sabedoria.
EXEMPLO DE BONS OBREIROS
Eliezer (o damasceno) Gn. 24
Homem obediente
Homem Pontual
Homem de oração
Homem Calmo
Homem prudente
Demétrio – III João 1:12
EXEMPLOS DE MAUS OBREIROS
Aimaaz – II Samuel 18:19-29
Não tinha mensagem
Era precipitado
Era despreparado
Diótrefes – III João 1:9-10
Homem egoísta
Homem indelicado
Homem maledicente
Homem autoritário
Homem perseguidor.
CARACTERISTICA DO BOM OBREIRO
O
bom obreiro teme a Deus acima de qualquer coisa. (Eclesiastes. 12, 13)2
O bom obreiro se compromete a ser fiel a
liderança pastoral, as doutrinas e estatutos (Hebreus. 13, 17)3
O
bom obreiro não fica envolvido em fofocas nem em panelinhas. (II Timóteo.
2, 23)4
O
bom obreiro tem que ser de confiança, honesto (a), verdadeiro e pontual. (Salmos.
101, 07)5
O
bom obreiro dá bom testemunho de cristão dentro e fora da igreja. (Atos. 01 –
08)
Sabe ouvir, falar na hora certa se veste e
se comporta com decência, e discretamente não dão escândalo. (I Cor. 10 31 – 33)
O
bom obreiro é ensinável... não pode ser arrogante nem orgulhoso. (II
Timóteo. 02, 02 e I Timóteo. 04, 13)7
O
bom obreiro não tem ciúmes de seu irmão quando lhe é dada a liderança de algum setor
de igreja, ele tem que se alegrar. (I Pe 02, 01 e 05)
O
bom obreiro sabe que somos um corpo e quem honra é o cabeça (Jesus) e não
do pastor. (I Sm. 02, 30 B)9 O bom obreiro tem que ser emocionalmente
equilibrado, não pode melindrar com qualquer coisa, ficar ressentido e com
sinais de amargura... de cara virada... tem que perdoar. (Mt. 05, 43 – 48)
O
bom obreiro tem que ser fiel a seu cargo, sua função é servir. (Lc.
16, 10 – 11)
O
bom obreiro anda preparado na ausência do pastor ou do evangelista, ele está
pronto para pregar, orar, aconselhar as pessoas.
O
bom obreiro tem que saber tratar e corrigir as pessoas de forma
amigável, mansa e amorosa... não deve ser autoritário, tem que respeitar
seus limites. (II Tm. 02, 24 - 26)
O
bom obreiro deve respeitar e defender a liderança da igreja, não falar mal do
pastor nem de outro obreiro, ele ora e não critica. (Sl. 62, 04 e Sl. 101,
05A)
O
bom obreiro ora e jejua pelo seu ministério, sua função na igreja
pelos colegas, obreiros, pelo pastor e pela membresia da igreja. (Mc. 09, 29)
O
bom obreiro se dedica diariamente na leitura da palavra de Deus e oração. (Sl.
01, 02e I Tes. 05, 17)
O
bom obreiro tem sede de ganhar almas para o reino de Deus. (Prov. 11,
30)17 - O bom obreiro tem que evangelizar e ganhar almas. (Mc. 16, 15)
O
bom obreiro tem que ser dizimista e ofertante fiel. (Ml. 03, 10 e Sl.
101, 06
Quantos
diáconos são necessários para a igreja
A igreja em Jerusalém tinha milhares de membros.
Ela tinha doze apóstolos e precisava deles.
Ela escolheu sete homens para cuidar do problema
material.
Cada igreja tem necessidades diferentes. Cada
igreja deve decidir quantos diáconos são necessários para ela.
Minha impressão é que um só basta na maioria das
igrejas, pois elas não tem viúvas a cuidar. O orçamento da igreja é
pequeno.
Por que uma igreja quer muitos diáconos e não
muitos pastores?
Quais são as recompensas do diácono
Se servir bem, receberá uma boa posição. Um bom galardão,
vs. 13.
Sua fé ou confiança será multiplicada, vs. 13.
CONCLUSÃO
O diácono não é um ministro espiritual, mas
material. Ele próprio tem que ser um homem espiritual.
O diácono não é o chefe da igreja.
O diácono não é um pastor.
O diácono deve ser examinado e aprovado pela igreja
e o seu pastor.
O diácono pode ser exonerado do seu cargo.
O diácono faz o trabalho de tesoureiro. Se
tem um diácono, por que escolher um tesoureiro?
O diácono é respeitado pela igreja como homem
honesto, um bom administrador, um bom crente.
Não é necessário uma igreja pequena ter muitos
diáconos.
É melhor ter um pastor sem diácono do que um ou
muitos diáconos sem pastor!
Quando um diácono muda de uma igreja para a outra,
pode ser ou não reconhecido com diácono da igreja de destino. Isto
depende de votação dela. O caso é semelhante ao pastor consagrado numa
igreja, que muda para outra igreja. É a votação da igreja que decide se
ele vai ser ou não o pastor.
Que Deus levante homens qualificados para servir
como verdadeiros diáconos ou servos da igreja!
PASTOR: EDIVALDO PEREIRA DE SOUZA
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