IGREJA E DENOMINAÇÃO PORQUE TANTA DIFERENÇA

quarta-feira, 19 de junho de 2013

O BATISMO SALVA?




O BATISMO NAS AGUAS SALVA?

O Batismo nas Águas salva?
Qual sua importância?
Seu objetivo?
Qual o significado do batismo?
Qual o método correto de batizar?
Vamos responder as perguntas passo a passo. Vejamos primeiramente o que significa Novo Nascimento. Em linguagem teológica chama-se de Regeneração. Mas o que é REGENERAÇÃO? Jo 3.3: “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” Em João 3.1-8, Jesus trata de uma das doutrinas fundamentais da fé cristã: a regeneração (Tt 3.5), ou o nascimento espiritual ou novo nascimento. Sem o novo nascimento, ninguém poderá ver o reino de Deus, isto é, receber a vida eterna e a salvação mediante Jesus Cristo. Apresentamos a seguir, importantes fatos a respeito do novo nascimento. E em seguida responderemos o que seja Batismo nas Águas.
A regeneração é a nova criação e transformação da pessoa (Rm 12.2; Ef 4.23,24), efetuadas por Deus e o Espírito Santo (Jo 3.6; Tt 3.5). Por esta operação, a vida eterna da parte do próprio Deus é outorgada ao crente (Jo 3.16; 2Pe 1.4; 1Jo 5.11), e este se torna um filho de Deus (Jo 1.12; Rm 8.16,17; Gl 3.26) e uma nova criatura (2Co 5.17; Cl 3.10). Já não se conforma com este mundo (Rm 12.2), mas é criado segundo Deus “em verdadeira justiça e santidade” (Ef 4.24).

A regeneração é necessária porque, à parte de Cristo, todo ser humano, pela sua natureza inerente e pecadora, é incapaz de obedecer a Deus e de agradar-lhe (Sl 51.5; 58.3; Rm 8.7,8; 5.12; 1Co 2.14).
A regeneração tem lugar naquele que se arrepende dos seus pecados, volta-se para Deus (Mt 3.2) e coloca a sua fé pessoal em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador (Jo 1.12).

A regeneração envolve a mudança da velha vida de pecado em uma nova vida de obediência a Jesus Cristo (2Co 5.17; Ef 4.23,24; Cl 3.10). Aquele que realmente nasceu de novo está liberto da escravidão do pecado (Jo 8.36; Rm 6.14-23), e passa a ter desejo e disposição espiritual de obedecer a Deus e de seguir a direção do Espírito (Rm 8.13,14). Vive uma vida de retidão (1Jo 2.29), ama aos demais crentes (1Jo 4.7), evita uma vida de pecado (1Jo 3.9; 5.18) e não ama o mundo (1Jo 2.15,16).
Quem é nascido de Deus não pode fazer do pecado uma prática habitual na sua vida (1Jo 3.9). Não é possível permanecer nascido de novo sem o desejo sincero e o esforço vitorioso de agradar a Deus e de evitar o mal (1Jo 2.3-11,15-17,24-29; 3.6-24; 4.7,8,20; 5.1), mediante uma comunhão profunda com Cristo (Jo 15.4) e a dependência do Espírito Santo (Rm 8.2-14).
Aqueles que continuam vivendo na imoralidade e nos caminhos pecaminosos do mundo, seja qual for a religião que professam, demonstram que ainda não nasceram de novo (1Jo 3.6,7).
Assim como uma pessoa nasce do Espírito ao receber a vida de Deus, também pode extinguir essa vida ao enveredar pelo mal e viver em iniqüidade. As Escrituras afirmam: “se viverdes segundo a carne, morrereis” (Rm 8.13). Ver também Gl 5.19-21, atentando para a expressão “como já antes vos disse” (v. 21).
O novo nascimento não pode ser equiparado ao nascimento físico, pois o relacionamento entre Deus e o salvo é questão do espírito e não da carne (Jo 3.6). Logo, embora a ligação física entre um pai e um filho nunca possa ser desfeita, o relacionamento de pai para filho, que Deus quer manter conosco, é voluntário e dissolúvel durante nosso período probatório na terra (Rm 8.13). Nosso relacionamento com Deus é condicionado pela nossa fé em Cristo durante nossa vida terrena; fé esta demonstrada numa vida de obediência e amor sinceros (Hb 5.9; 2Tm 2.12).
Agora vamos demonstrar biblicamente o significado e importância do BATISMO NAS ÁGUAS.
 
SIGNIFICADO DO BATISMO
É uma ordenança para a Igreja, instituída por Cristo e pelos apóstolos. O Batismo é a identificação com Cristo em:
Sua Morte Timóteo (6.3-5,11);
Seu sepultamento (Cl 2.12);
Sua ressurreição (Cl 3.1 e Rm 6.4,5);
QUAL É O SIGNIFICADO DA PALAVRA “BATISMO”?
Significa “mergulhar, submergir, imergir” (Mc 1.5; Jo 1.33; At 8.36-39).
QUAL É O OBJETIVO DO BATISMO?
Dar testemunho público perante a Igreja e o mundo, de nosso caráter cristão, o que nos identifica com Cristo, mediante a conversão (2Co 5.17; Rm 6.4; Cl 2.12; Rm 10.9).
QUAL IMPORTÂNCIA DO BATISMO NAS ÁGUAS?
Jesus ordenou (Mc 16.16).
Jesus foi batizado (Mt 3.13-17; Mc 1.9; Lc 3.21) (JESUS não precisava ser batizado, mas o fez para o nosso exemplo).
Os apóstolos o ordenaram (At 2.38,39,41; At 8.36,38).
Se a Jesus amamos guardamos os Seus mandamentos (Jo 14.15).
Validamos nossa fé pela obediência (Tg 2.17,18; Jr 7.23; Jo 3.5; Lc 8.21).
O BATISMO SALVA?
O batismo em águas NÃO salva ninguém, visto que essa ordenança bíblica é para os salvos, veja: “Quem CRÊR e for batizado será salvo” (Mc 16.16). Jesus não disse o inverso: “Quem for batizado e crer será salvo”, sendo assim o Batismo é para quem CRÊ no Senhor Jesus.
QUEM PODE SER BATIZADO?
Todo crente pode e deve ser batizado. O batismo nas águas é uma parte essencial da obediência, NÃO é uma opção!
Aqueles que recusam o batismo estão vivendo em desobediência à Palavra revelada de Deus.
QUANDO SE BATIZAR?
A Igreja, no livro de Atos, batizava as pessoas logo após a conversão das mesmas, pois a condição básica é ter nascido de novo, ou seja, ter Jesus no coração, ser salvo em Cristo Jesus! Atualmente, por prudência, as Igrejas preparam os novos convertidos com estudos bíblicos, a fim de estarem firmes nas ‘razões da sua fé’ (At 2.38; 8.36,39).
Os pré-requisitos do batismo são: ARREPENDIMENTO – FÉ – CONFISSÃO
QUEM PODE CONDUZIR O BATISMO?
Normalmente é dever do pastor, entretanto na falta dele, um oficial ou até um servo de Deus poderá fazê-lo, desde que saiba corretamente o modo bíblico do Batismo.
O BATISMO DE CRIANCINHAS É BÍBLICO?
NÃO É BÍBLICO! Porque é necessário crer, arrepender-se dos pecados e decidir-se por Cristo Jesus (Mt 28.19). Jesus mesmo ensinou: “Deixai vir a mim as criancinhas porque delas é o reino de Deus”, se o reino de Deus é delas, significa que não precisam do batismo para entrar nele. Outro ponto importante é o arrependimento, como uma criança que nem sabe o que é pecado poderá se arrepender dele? Sigamos o exemplo de Jesus, pois quando criança foi apresentado no templo conforme Lc 2.21,22.
A PESSOA QUE FOI BATIZADA NA IGREJA CATÓLICA, OU MÓRMONS, OU TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, PRECISAM BATIZAR-SE?
SIM! Pois estas Igrejas não observam os preceitos bíblicos, e assim, o batismo efetuado por elas não têm validade!
EM QUE NOME É BATIZADO O CRENTE?
No nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo (Mt 28.19)
A CERIMÔNIA DO BATISMO É ACOMPANHADA DAS EXPRESSÕES EXTERIORES:
Profissão de Fé: Atos 8.37
Oração: Atos 22.16
Voto de Consagração: 1Pe 3.21
QUAL É O MÉTODO ACEITÁVEL DE BATIZAR?
O Pastor e o candidato ao batismo descem as águas juntos. Enquanto isso, a Igreja estará louvando e orando a Deus. Às vezes o pastor solicita do candidato ao batismo um testemunho público, e o pastor ora, seguindo então batizando o candidato.
É bom lembrar que como este Culto é dirigido pelo Espírito Santo, é Ele que direciona tudo.
Muitos são curados e batizados no Espírito Santo, falam em línguas estranhas no momento do batismo. O batismo em águas é também o ato que oficializa o novo crente como membro da Igreja Evangélica.
Pr. Vicente Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário